Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, janeiro 18, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Praias de São Luís estão próprias para banho, diz estudo da Sema

Noticias Relacionadas

Há cerca de quatro meses, todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho, fato este que levou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes, a convocar o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Maranhão (Lacen), a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para avaliar o problema que é, indiscutivelmente, prioridade para a saúde pública e para o setor econômico do turismo.

Durante três meses, o referido grupo estudou o assunto, avaliou procedimentos de monitoramento, contando com a assessoria da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb-SP), instituição de renome nacional e internacional, responsável pelo controle de balneabilidade das praias e dos rios daquele estado. Nesse trabalho, o grupo estabeleceu estratégias corretivas e preventivas para a erradicação de pontos de lançamento de esgoto nas praias e organizou banco de dados para cada uma das praias e respectivas bacias de drenagem.

Com a adoção do padrão de análise estabelecido pelo Lacen, em estrita colaboração com o corpo técnico da Cetesb-SP, foi iniciada uma nova fase de monitoramento. Detectou-se, então, que a orla de São Luís está própria para banho, exceto num raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.

O monitoramento é permanente, realizado semanalmente, de acordo com os métodos estabelecidos por normas ambientais vigentes. As amostras são coletadas preferencialmente aos domingos e em condição de baixa mar.

O grupo de trabalho, constituído para lidar com a situação emergencial, será mantido como estrutura permanente, uma vez que a garantia de boas condições de balneabilidade é um processo que depende diretamente da integração das ações preventivas, corretivas e mitigadoras dos diversos órgãos públicos e instituições responsáveis pela gestão da qualidade do meio ambiente e da saúde.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias