Pelo sexto ano consecutivo, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) ratificou com o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Materno Infantil, o projeto “Bombeiro Amigo da Amamentação”. A solenidade que reafirmou a parceria aconteceu no gabinete do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão
Além das autoridades militares, entre as quais o comandante geral da Corporação, coronel Marcos Sousa Paiva, participaram do ato o magnífico reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho; a pró-reitora de Ensino da UFMA, Sônia Almeida; a diretora adjunta de Serviços Assistenciais do HUUFMA, Vanda Simões; e a coordenadora do Banco de Leite Humano do HUUFMA, Feliciana Santos Pinheiro.
O Projeto “Bombeiro Amigo da Amamentação”, tem a participação dos bombeiros José Elias Cintra e Carlos Alves dos Santos, juntamente com a equipe de enfermagem especializada. O grupo é o responsável em fazer a ordenha e a orientação das mães lactantes diretamente em suas casas.
Em seguida, o leite coletado é transportado em veículo equipado e adaptado para, em seguida, ser distribuído aos bebês prematuros da UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil. Na ocasião, o reitor Natalino Salgado Filho ressaltou a importância dessa parceria.
O Banco de Leite do Hospital Universitário por ser referência não só no estado, como também nacionalmente, necessita dessa parceria para oferecer cada vez mais um trabalho de qualidade à sociedade.
Para o comandante geral do CBMMA, coronel Marcos Sousa Paiva, a renovação do convênio é uma iniciativa que trará bons resultados para todos os envolvidos. “É uma satisfação para a corporação, pois essa parceria com a UFMA representa uma extensão dos trabalhos desenvolvidos por nós. Existe uma carência de leite e de saúde para nossas crianças e essa parceria vem ao encontro da finalidade da nossa corporação, que é justamente o salvamento de vidas”, disse.
O bombeiro Carlos Alves dos Santos, um dos colaboradores do projeto, relatou ser esse um trabalho gratificante pela grande importância do leite para salvar a vida das crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital.




