Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, dezembro 7, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Serviço de segurança é reforçado com mais 200 viaturas e 150 motos

Noticias Relacionadas

O Maranhão acaba de ganhar importante reforço instrumental para atuar no combate à criminalidade no estado. Em cerimônia realizada nesta terça-feira (2), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, entregou 200 novas e modernas viaturas e 150 motos que serão utilizadas para revigorar a segurança da população e atuar nas ações contra o crime organizado.

As viaturas das marcas Pajero Dakar e L-200 Triton já serão utilizadas em todo o estado durante o pleito eleitoral, que será realizado no próximo dia 7 de outubro. Do total, 120 viaturas são destinadas à Polícia Militar, distribuídas entre os batalhões da capital e do interior e para as Unidades de Segurança Comunitária (USC). Já a Polícia Civil recebeu 70 veículos para serem empregados nos trabalhos de investigação da Polícia Judiciária. O Grupo Tático Aéreo (GTA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) receberam, cada um, quatro viaturas. Além destes veículos, o CBMMA passa a contar com mais quatro viaturas Autobomba Tanque (ABT), com capacidade para cinco mil litros cada, e um veículo Auto-Escada Mecânica (AEM), para reforçar ações no combate a incêndios.

Presentes na solenidade de entrega das viaturas o coronel da PMMA, Franklin Pacheco Lima; a delegada Geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristiane Resende; o comandante Geral do CBMMA, coronel Marcos Paiva; lideranças políticas; entre outras autoridades.

De acordo com o secretário Aluísio Mendes, nesta etapa de entrega de viaturas serão contemplados mais de 132 municípios. “Nós estamos entregando mais viaturas a partir de novembro, quando a meta é entregar a todos os 217 municípios novas viaturas”, assegurou.

Aluísio Mendes fez questão de ressaltar a preocupação do Governo do Estado em modernizar a frota do sistema de segurança, uma vez que, de acordo com o secretário, todas as viaturas que atualmente estão em operação pelas polícias Civil e Militar do estado são do ano de 2009 e ainda apresentam boas condições de uso. “Mesmo assim, o Governo do Estado se preocupa em modernizar essa frota que ainda está em uso para que a gente possa ter mais condições de combater o crime organizado no Maranhão”, destacou Mendes.

O comandante Geral da CBMMA, Marcos Paiva, falou sobre a importância das novas aquisições para a corporação. “Essas viaturas são muito bem-vindas. Nós vamos trabalhar principalmente na questão do combate ao incêndio na capital. Nós só possuíamos apenas cinco viaturas que já precisavam ser trocadas, portanto essas novas viaturas irão atender as necessidades do CBMMA”, afirmou.

Outros investimentos

Durante seu pronunciamento, o secretário Aluísio Mendes assinalou ainda a série de investimentos que vem sendo empregados na área de segurança pública. “Nesta etapa, estamos entregando também 4 mil pistolas ponto 40 e 3.600 coletes à prova de bala”. Segundo o secretário, já está em fase de licitação a inserção do sistema digital de comunicação, em substituição ao modelo analógico, estimado em R$ 8,2 milhões. A aquisição do sistema digital de rádio para as unidades policiais possibilitará uma excelente qualidade na comunicação e uma maior segurança na troca de informações entre as polícias e o Ciops, melhorando o processo de comunicação entre o comando e a guarnição.

Para a delegada Geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristiane Resende, os investimentos são pontuais para o trabalho policial. “Armamentos e viaturas são os dois instrumentos mais necessários, além do servidor policial, para qualquer uma das corporações de polícia”, frisou a delegada Geral.

Concurso Público

Outra medida anunciada pela governadora Roseana Sarney e destacada no discurso do secretário Aluísio Mendes, é a realização do Concurso Público para a Segurança. Neste processo seletivo, serão ofertadas 2,5 mil vagas, sendo 2 mil para a Polícia Militar; 350 para Polícia Civil (delegados, escrivãs, investigadores e peritos) e 150 para o Corpo de Bombeiros.

Durante a cerimônia, Aluísio Mendes aproveitou para agradecer a todos os policiais envolvidos nas comemorações pelos 400 anos de São Luís. ”As comemorações reuniram, nos últimos cinco finais de semana, mais de 500 mil pessoas sem que nenhuma ocorrência grave acontecesse. Parabenizo e agradeço a todos os policiais pelo empenho e dedicação e principalmente pelo compromisso demonstrado com a população do nosso estado”, disse.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias