Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, janeiro 17, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PRAIA NORTE: Pesquisadores são flagrados usando combustível da Prefeitura

Noticias Relacionadas

Pegos em flagrante pelo juiz, Jefferson David Asevedo Ramos, da 21 ª Zona Eleitoral, no Auto Posto Quatro Rodas, em Augustinópolis, uma equipe do Centro Brasileiro de Pesquisas (CBP), coordenada por Fábio Nunes Carneiro, foram detidos pela Polícia Militar, conduzidos ao Cartório Eleitoral e posteriormente tiveram de prestar esclarecimentos também na Delegacia de Polícia, onde foi aberto procedimento de apuração, por estarem usando nota de abastecimento de combustível fornecida pela Prefeitura Municipal de Praia Norte, para fins de possível auxilio no trabalho do instituto, caracterizando troca de benefícios por um possível resultado favorável na divulgação dos números. A ação caracteriza crime eleitoral.

Oficialmente segundo consta no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Centro Brasileiro de Pesquisas (CBP) foi contratado pela empresa Voz do Bico edições de Jornais LTDA CNPJ 00.697.388/0001-21, pelo valor de R$ 5 mil para divulgação de sondagem eleitoral para prefeito de Praia Norte. O resultado divulgado aponta o candidato, Jader Pinheiro (PSB), ligado ao prefeito, Gilmar Pinheiro, doador do combustível, liderando a pesquisa.

O acontecido

O juiz observou a movimentação estranha de cinco indivíduos em um veículo Gol de cor branca no referido posto de combustível, abastecendo se utilizando de nota sem identificação de procedência, apenas datada e contendo a quantidade de litros. O magistrado imediatamente suspeitando da ação, acionou a Polícia Militar. Foram arrolados além dos pesquisadores, a frentista que abastecia o veículo do instituto de pesquisa e o gerente do Auto Posto Quatro Rodas.

Na delegacia o coordenador do CBP, Fábio Nunes, confirmou que estava na região com sua equipe para realizar pesquisa de opinião pública referente a campanhas eleitorais e que não sabia quem eram os contratantes do serviço. Fábio disse ainda que a equipe já havia atuado em Araguatins e Tocantinópolis. O coordenador declarou ainda que a nota de abastecimento lhe foi dada em Araguatins, pelo que segundo ele, seria o proprietário do CBP, Mauriano Ferreira da Silva.

A frentista, Helen Cristina Moura Diniz, que atendeu o grupo de pesquisadores na ocasião do abastecimento, disse que apenas se encontrava trabalhando no momento do episodio e recebeu a nota de abastecimento, confirmou com outro funcionário sobre a procedência da nota e foi abordada pelo juiz.

O outro funcionário do posto, Rudney Filipe da Silva Silveira, auxiliar administrativo do estabelecimento, disse que trabalhava normalmente quando o juiz se dirigiu até o escritório do Auto Posto, onde foi questionado se haviam mais ordens de abastecimento como a que foi recolhida e sobre a procedência. Foi quando Rudney afirmou que a assinatura contida na nota era do prefeito de Praia Norte, Gilmar Pinheiro, revelando o origem e fortalecendo os indícios de possível troca de favores.

O CBP foi novamente contratado pela empresa Voz do Bico edições de Jornais para realizar mais uma pesquisa na cidade. Segundo informações do TSE nesta quarta-feira, 3 e quinta-feira, 4, o instituto deve entrevistar 550 eleitores.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias