Em continuidade às operações de fiscalização do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, durante a temporada de praia no Estado, a equipe da Gerencia Regional do órgão, em Arapoema, apreendeu 1.200 metros de rede madeira. A ação aconteceu neste final de semana, 27 a 30, nas praias do município e nas cidades Juarina, Bernardo Sayão, Pau D’arco e também nas mediações do rio Araguaia e seus afluentes. A operação teve como finalidade coibir a pesca predatória, além de levar informações aos turistas e comerciantes sobre a preservação do meio ambiente.
Os fiscais começaram seus trabalhos nas praias, verificando como estava sendo a coleta e destinação do lixo, adequação dos banheiros, entre outros. Os comerciantes, donos de bares e restaurantes também foram vistoriados sobre a comercialização de pescado fora do tamanho permitido pelo órgão ambiental.
Ainda na operação, a equipe visitou e vistoriou acampamentos localizados nas ilhas e ao longo do rio Araguaia, orientando os turistas sobre a importância da carteira de pesca atualizada. No trajeto, além dos 1200 metros de redes malhadeiras, também foram recolhidas cinco tarrafas e duas zagaias.
Carteira de pesca
A carteira de pesca é emitida pelo Naturatins e traz em seu verso as informações sobre as espécies de peixes com pesca permitida, o tamanho mínimo para cada espécie e ainda as espécies cuja pesca é proibida no Estado.
As espécies permitidas para a pesca amadora ou esportiva são: Jaú, Aruanã, Cachorra, a Bicuda, Tucunaré, Matrinchã, Curvina, Mandubé ou Fidalgo/Barbado, Piau-Flamengo, Traíra e Piranha. Já as espécies proibidas para a pesca são: Caranha, Dourada, Filhote, Pirara, Pirarucu e Surubim.




