A Operação Sinal Vermelho, realizada desde a última quarta-feira (11), em conjunto com equipes de policiais civis da Superintendência do Sudeste Paraense, da Seccional e do Núcleo de Apoio à Investigação de Marabá, contando com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), resultou na prisão de uma quadrilha que, nos últimos dias, estava aterrorizando o município. A maioria dos integrantes da quadrilha é de ex-presidiários e foragidos da Justiça, acusados de roubo de veículos, que são encaminhados para desmanche em outros Estados.
Sob o comando do superintendente da Regional Sudeste do Pará, delegado Alberto Teixeira, a operação foi iniciada a partir de informações repassadas pelo Disque Denúncia (181) e pelo Disque Denúncia do município de Marabá (94-3312-3350). O delegado informou que a operação foi divida em duas etapas – a primeira foi deflagrada no dia 11 e resultou na prisão de Elicio Carlos Ribeiro dos Santos, Fábio Gomes Santos (que já foi preso no município de Bom Jesus por assalto a ônibus) e Ronaldo Ribeiro Lima (que ficou preso 2 anos e 7 meses pela prática de assaltos na região).
Com Fábio Gomes foi encontrado um revólver calibre 38 e quatro munições. Na residência do acusado foram encontradas munições de vários calibres, entre as quais de calibre 9 mm, de uso restrito das Forças Armadas. No local também foi encontrado um carregador de pistola do mesmo calibre.
Com base nas informações recebidas pelo NIP, após a prisão de Fábio, a equipe policial passou a monitorar os demais integrantes do bando, que já se preparavam para roubar um veículo. Foi iniciada, então, a segunda etapa da operação, que resultou na prisão de mais quatro acusados – Cleudo de Oliveira Moreira (ex-policial militar que responde a processo por porte ilegal de arma), Roberto Benício dos Santos (conhecido pela prática de assaltos na região), Elisvan Oliveira Santos (conhecido por “Nenem” ou “Cabeludo”, que responde a processo por tráfico de drogas e é suspeito de vários homicídios na cidade de Marabá e região) e José de Ribamar Soares Pinto (apelidado de “Zezinho”, foragido do Sistema Penal, respondendo a processo pela prática de roubo de veículos, sendo também suspeito de homicídio).




