A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), realiza na sexta-feira, 20, a partir das 9h na Sede do SESI/SENAI Gurupi, reunião com prefeituras e empresários da região, em apoio à estatal Valec, responsável pela construção da Ferrovia Norte-Sul, com a finalidade de divulgar o processo de licitação sobre os cinco primeiros lotes do Pátio multimodal de Gurupi-TO, com previsão de publicação para o dia 12 de setembro.
De acordo com o vice-presidente do Sistema FIETO, Carlos Augusto Suzana, o evento serve para apresentar como funciona o processo de licitação e sondar potenciais investidores da região de influência do Pátio em Gurupi. “Essa reunião irá garantir que os empresários solidifiquem suas intenções quanto a participar da concorrência pelos lotes disponibilizados, já que a Ferrovia agrega valores para Gurupi, para o Tocantins e para o país, além de contribuir para que os produtos sejam valorizados e consequentemente geram um maior número de empregos.”
O superintendente comercial da Valec, Mauro Augusto Ramos é quem irá apresentar a metodologia do processo de licitação.
A Ferrovia Norte-sul é uma das maiores obras do governo federal e possui no Tocantins os pátios multimodais, em Aguiarnópolis, Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Palmas/Porto Nacional e Gurupi.
Termo de exploração
Os vencedores do processo licitatório são responsáveis por realizar os projetos e as obras das instalações necessárias ao uso das respectivas áreas e permitir a logística de transportes na Ferrovia Norte-Sul. O tempo de exploração do lote é de 15 anos, sendo possível ser renovado por mais 15 anos.




