Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, dezembro 9, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

SENAI Araguaína recebe entrega técnica de Microdestilaria de Etanol

Noticias Relacionadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Araguaína realiza durante esta semana a instalação da planta didática de uma Microdestilaria de Álcool Combustível (Etanol) que será o principal recurso didático da área de Automação Industrial e disponibilizada para os alunos do curso de aperfeiçoamento.

Em 2013, os alunos do curso técnico em Automação Industrial também utilizarão essa planta didática durante as aulas práticas. Segundo o responsável técnico pela operação da planta em Araguaína, Aparecido Morais, a planta é idêntica a uma usina de destilaria só que está em escala reduzida.

Idealizada pelo diretor das Unidades Operacionais do SENAI Alagoas, Marcelo Carvalho, e pelo líder da área de Petróleo e Gás, Ademir Ailton de Oliveira, a microdestilaria simula, em proporções reduzidas, a operação de uma planta industrial de fabricação de álcool combustível.

O engenheiro eletricista do SENAI Alagoas, Alex Teixeira, é o responsável pela entrega técnica da planta didática e ministra treinamento até a próxima sexta-feira, 13 de julho, para oito colaboradores do SENAI Araguaína das áreas de alimentos, metalmecânica, eletroeletrônica e tecnologia da informação. Ao todo serão 40 horas de atividades. Segundo o engenheiro, em todo o país existem 14 microdestilarias e cada diretoria regional que especifica de que forma será utilizada. “Essa microdestilaria é multidisciplinar e poderá atender as necessidades dos cursos”, disse.

A instalação da microdestilaria de álcool combustível (etanol) integra o laboratório de Automação Industrial que será inaugurado no próximo dia 03 de agosto, no Centro de Educação e Tecnologia do SENAI Araguaína, sendo o único laboratório dessa natureza em todo o Estado do Tocantins.

Microdestilaria

O objetivo é contribuir para a formação acadêmica de técnicos para o segmento que apresenta uma das maiores demandas de empregabilidade do país. A Microdestilaria funciona como uma usina de grande porte e demonstra todo o processo de produção do etanol, abrangendo as etapas de extração e tratamento de caldo, fermentação e destilação. Embora as etapas de extração e centrifugação sejam didáticas, a destilação e a fermentação são realizadas com equipamentos de tamanho menor, mas que seguem os princípios de uma usina.

O equipamento conta ainda com um Interface Homem Máquina (IHM) e um sistema supervisório (que permite, através de um painel, que sejam monitoradas e rastreadas as informações do processo produtivo), abrangendo mais que apenas a área química do processo. (Poliana Macedo)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias