O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou sua primeira turma em São Geraldo do Araguaia, município do sul do Pará, no último dia 26 de junho. Da solenidade participaram 203 alunos, do 5º e do 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas, em um clube da cidade, além de autoridades civis e militares, e representantes das escolas Dom Sebastião Tomás e Santa Joana D’Arc, localizadas no bairro Beira Rio, e da Escola Edson de Jesus Paiva e Silva, do bairro Alto Socorro.
Na ocasião, o tenente coronel PM José Sebastião Monteiro Júnior, comandante do 4º Batalhão da PM, disse que pretende estender o programa a outros municípios da Região do Araguaia. A ideia de realizar o Proerd em São Geraldo do Araguaia partiu do comandante da 3ª Companhia do 4º BPM, capitão PM Oeiras, a fim de coibir o uso de drogas por crianças e adolescentes e fortalecer a confiança da juventude na Polícia Militar.
O juiz Celso Quim, presente à solenidade, destacou a importância do programa para a população. Segundo o magistrado, com base nos valores enfatizados nas aulas do programa, os alunos podem melhorar até a qualidade de vida.
Para a sargento PM Helena, instrutora do Proerd em São Geraldo, junto com o soldado J. Soares, o programa também ajuda na resolução de conflitos e contribui para a criação de uma cultura de paz.
O Proerd foi implantado no Pará em 2003, primeiramente nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia e Augusto Corrêa. Até hoje, o programa formou cerca de 40 mil crianças em Belém e outros municípios, envolvendo mais de 400 escolas.




