Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Marabá já atinge 144 mil eleitores aptos para votar

Noticias Relacionadas

Um total de 5.554 novos eleitores participarão da escolha dos candidatos nas próximas eleições municipais de Marabá. Essa é o aumento em menos de um ano, após a realização do Plebiscito de 2011, e que passaram a fazer parte do colégio eleitoral da cidade. Segundo levantamento divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 144.248 pessoas estão aptas a votar em 7 de outubro deste ano. No ranking estadual, Marabá está entre as quatro maiores em números de eleitores, ficando atrás de Belém, Ananindeua, Santarém.

Apesar desse crescimento expressivo, foi possível abrigar os novos eleitores nas zonas eleitorais e locais de votação já existentes, com a otimização da estrutura atual. A 23ª Zona Eleitoral conta com 80.542 eleitores, enquanto a 100ª ZE tem 63.706 eleitores.
No ano passado, no Plebiscito, estavam aptas a votar 138.694 pessoas, enquanto nas eleições majoritárias, em 2010, havia 133.564 pessoas nessa condição. Em dois anos, houve acréscimo de 10.684 eleitores no município. Em relação a 2008, quando foram realizadas as últimas eleições para prefeito e vereador, o aumento de eleitores foi de 18,32%. No mesmo período, Parauapebas, que agora tem 111.416 eleitores, aumentou seu eleitorado em 30,69%.

“Muitas pessoas também pediram transferência de seus títulos para outras cidades, mas o saldo foi positivo para Marabá”, avalia o chefe do Cartório da 100ª Zona Eleitoral de Marabá, Glênio de Souza Sales.

Além do aumento demográfico do período, outro fator que pode ter influenciado esse crescimento no número de eleitores no município foi a vinda de novas empresas para a cidade. “Muitos trabalhadores de outras cidades vieram se instalar em Sorocaba junto com suas famílias, sendo que a maioria opta pela transferência do título de eleitor”, analisa o advogado Raimundo José Pires, que considera o crescimento do eleitorado bastante significativo em apenas um ano.

Homens são maioria As mulheres ainda não representam a maioria do eleitorado de Marabá, como acontece em vários municípios do País. De acordo com levantamento do TSE, 71.824 mulheres estão aptas a votar nas próximas eleições municipais, correspondente a 49,57% do total do colegiado. Os homens são um pouco mais: 72.947 eleitores (50,34%). A faixa etária com maior representação no município tem de 25 a 34 anos, onde estão concentrados 28,32% de todo o eleitorado.

Ao todo, foram cancelados 6.595 títulos e suspensos outros 539. A suspensão pode acontecer por interdição, condenação criminal transitada em julgado, improbidade administrativa, conscrição, recusa à prestação do serviço militar obrigatório ou prestação alternativa ou inelegibilidade.

Marabá contará este ano com 497 seções eleitorais estabelecidas em 99 locais de votação. A 23ª Zona Eleitoral, que cuida de Marabá e Nova Ipixuna, passa a ter 91.888 aptos a votar, enquanto a 100ª ZE contabiliza 73.807 eleitores.
Na última quinta-feira, os dois cartórios eleitorais de Marabá promoveram orientações para candidatos e seus assessores, alertando sobre registro de candidatura, prestação de contas e propaganda.

Paralisação à vista O registro de candidaturas, que tem prazo para encerrar na próxima quinta-feira, dia 5, pode estar comprometido, porque funcionários do TSE ensaiam uma greve para os dias 4 e 5 de julho. Eles buscam a aprovação do Plano de Cargos e Salários e conseqüente reajuste salarial, o que não acontece desde 2006. Caso isso aconteça, pode ficar comprometido o registro de candidaturas, uma vez que o sistema eletrônico poderá ficar paralisado para alimentação dos cartórios eleitorais.

A partir do dia 5, o horário de atendimento no cartório eleitoral será estendido, uma vez que os prazos no período eleitoral são contínuos, ou seja, não se interrompem. De segunda a sexta-feira o atendimento será de 9 às 20 horas, e aos finais de semana e feriados de 16 às 19 horas.

Contas-sujas Por quatro votos a três, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou nesta quinta-feira o registro de candidaturas para os políticos chamados “contas-sujas”. Trata-se de um recuo do próprio tribunal que, em março, criou uma norma estabelecendo que não poderiam ser candidatos políticos que tiveram contas de campanhas anteriores reprovadas.

Em Marabá, segundo dados do Cartório Eleitoral, cerca de 50% dos que foram candidatos em 2008 estavam nessa condição e possivelmente não poderiam concorrer.(Ulisses Pompeu – Correio do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias