Até ontem, apenas 75,31% dos municípios do Estado haviam atingido a meta na campanha contra a paralisia infantil. O percentual corresponde a 93.900 crianças vacinadas, uma vez que a meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar 124.688 crianças das 139 cidades do Tocantins, ou seja, 30.788 ainda precisam ser imunizadas. A campanha para menores de cinco anos encerra às 17 horas da próxima sexta-feira.
Conforme a coordenadora estadual de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Marlene Alves, o Tocantins acompanha os outros estados, pois nenhum ainda conseguiu alcançar a meta preconizada pelo MS. “Nós temos alguns municípios com mais dificuldades para vacinar como, por exemplo, Tocantínia e Lagoa da Confusão, que são municípios que abrangem área indígena e que menos crianças foram vacinadas”, completou.
Ela destacou que a Sesau aponta as estratégias para imunização nos municípios, mas realizar o ato é papel dos gestores municipais. E para os que não vacinaram contra a doença, a coordenadora aconselha que os responsáveis procurem uma unidade de saúde mais próxima para imunizar suas crianças.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), até o dia 29 de junho, 12.825 (62,25%) das crianças da Capital foram vacinadas. Segundo a pasta, há uma equipe percorrendo as localidades rurais para concluir a campanha. Conforme a secretaria, todos os postos de saúde da Capital estão abastecidos com a gotinha contra a poliomielite. (Jornal do Tocantins)




