A Universidade do Estado do Pará (Uepa) está desenvolvendo juntamente com a Embrapa Amazônia Oriental, Vale e outras instituições um Plano de Arborização Urbana para o município de Marabá. A implantação do projeto está prevista para acontecer ainda este ano. Diante da necessidade premente de se pensar uma política de arborização urbana a cidade, um grupo de pesquisadores de diversas instituições tem se reunido semanalmente no local para desenvolver estudos que garantam a sustentabilidade desta iniciativa.
Segundo o professor e coordenador do Campus de Marabá, Seidel Santos, o município apresenta um quadro alarmante no que diz respeito à arborização.“Em um mundo cada vez mais urbano, pensar políticas que propiciem uma qualidade de vida cada vez maior para sua população é fundamental. Assim, um dos temas de grande relevância para se pensar em uma “cidade saudável” é a arborização urbana. Marabá se tornará o primeiro município paraense a efetivar um plano desse tipo”, explica.
Ainda de acordo com Seidel, este plano tem como objetivo estabelecer as diretrizes de planejamento, implantação, monitoramento e manejo da arborização urbana. “Além de promover e consolidar a arborização como instrumento de desenvolvimento urbano, visa à melhoria da qualidade de vida do cidadão e o equilíbrio socioambiental”, conclui.
Em estudo realizado pelo professor Marcus Mariano de Souza, da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA) de Marabá, ficou constatado que o distrito da Marabá Pioneira apresenta um índice de Áreas Verdes de 1,03 m²/habitantes, sendo que a ONU recomenda um valor de 12 m²/habitante. Outro estudo, realizado pela professora Eliane Coutinho, vice-diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da Universidade (CCNT), e graduandos de Engenharia Ambiental da Uepa, concluiu que Marabá não possui um conforto térmico adequado, chegando a apresentar diferenças de 5ºC na temperatura e de 7ºC na sensação térmica, em um mesmo núcleo da cidade.
A arborização urbana, segundo o estudo, seria uma das formas de melhorar este conforto térmico. Para isso foram utilizados parâmetros de outras cidades brasileiras, como Goiânia (GO), considerada a capital de Estado com a maior extensão de áreas verdes por habitantes (94m2 de área verde/habitante) e detentora do maior número de árvores em vias públicas no país.
Dentre os 143 municípios paraenses, Marabá será o primeiro a efetivar um Plano de Arborização Urbana como lei municipal, já que apenas Belém possui este tipo de política pública, aprovada recentemente – em março de 2012 – pela Câmara Municipal da capital.




