Com o propósito de proporcionar um ensino mais acessível e de qualidade para alunos com deficiência visual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais e da Supervisão de Educação Especial, está realizando nesta terça-feira (26), às 8h, no colégio Liceu Maranhense, em São Luís, uma demonstração do Sistema de Informação digital acessível (MecDaisy), metodologia do Programa Livro Acessível, que visa facilitar os alunos a leitura de livros.
Além das coleções de livros didáticos em formato MecDaisy, na ocasião serão disponibilizados notebooks para alunos com deficiência visual, iniciativa da Seduc em articulação com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC) que tem por finalidade implantar no Maranhão programas, projetos e ações com o objetivo de garantir a inclusão escolar dos alunos com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.
“É gratificante poder proporcionar a nossos alunos uma tecnologia que facilite o aprendizado. Os livros em formato MecDaisy possibilitam aos estudantes com deficiência visual acessar o texto por meio de áudio, caracteres ampliados e diversas funcionalidades de navegação pela estrutura do livro”, disse a professora Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco Santos Almeida, supervisora de Educação Especial.
A professora Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco Santos Almeida disse que a inclusão desses estudantes perpassa, pela eliminação de todas as barreiras impeditivas como: arquitetônicas, atitudinais, programáticas – equipamentos e procedimentos técnicos, dentre outras. A Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Escola Acessível e Livro Acessível, proporcionam a esses alunos acesso ao ensino regular assegurando-lhes o direito de compartilharem os espaços comuns de aprendizagem por meio da acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos, às comunicações e informações, além do Atendimento Educacional Especializado.
Ações
A Seduc por meio da Supervisão de Educação Especial, também desenvolve ações que visam tornar a escola em um espaço que de fato seja inclusivo, dentre estas ações podemos destacar: o Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais e o Programa Escola Acessível que trabalha com a elaboração do Plano de Atendimento (PA) para execução de diversas ações de acessibilidade arquitetônicas e aquisição de recursos de tecnologia assistiva.
Para atender um maior número de alunos e garantir a inclusão deles, na sociedade, a Seduc conta com uma estrutura organizacional da Supervisão de Educação Especial (SUEESP) e, ainda, com os Centros e Núcleos execução e/ou avaliação dos programas, projetos e ações, sobretudo, aqueles voltados para os alunos público alvo da Educação Especial.
O Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense é uma das escolas da rede pública que vem se destacando na execução dos programas voltados para Educação Especial. No Programa Sala de Recursos de Multifuncionais recentemente recebeu a visita da Secretária de Educação do Município de Vargem Grande, acompanhada de sua equipe de profissionais da educação, a fim de conhecer melhor o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais. Os profissionais vieram em busca de experiências exitosas na área da inclusão escolar e, em especial, aquelas voltadas ao Atendimento Educacional Especializado oferecido nessas salas de recursos.




