A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP) realizou, nesta quinta-feira (28), no Auditório do Quartel do Comando Geral da PM (Calhau), entrevista coletiva para apresentar o esquema de segurança planejado para o Carnaval 2010, que, este ano, tem como tema Maranhão de Volta à Alegria. Mais de 280 apresentações em diversos pontos da cidade compõem o roteiro.
A entrevista foi concedida pelo secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim; secretário adjunto de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira; comandante geral da PM, coronel Franklin Pacheco; comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Jeferson Teles; tenente-coronel, Nepomucemo, e contou com a presença de demais representantes do Sistema de Segurança.
Durante 38 dias, aproximadamente 5000 homens participarão da Operação Cidade Segura, lançada para prevenir e combater a criminalidade nos pontos de folia na Região Metropolitana (São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar), nos Vivas, circuitos alternativo (Vinhais e Cohatrac) e tradicional (Deodoro/Madre Deus), além da Passarela do Samba e Avenida Litorânea.
O esquema montado pela SSP contará com policiamento nos Terminais de Integração (Distrito Industrial, São Cristóvão, Cohab/Cohatrac, Praia Grande e Cohama), avenidas, estabelecimentos comerciais, entradas e saídas de São Luís, Socorrões, paradas de ônibus e nos próprios locais de eventos carnavalescos. “A intenção é que no lugar onde há maior aglomeração, a gente diminua a probabilidade de ocorrências. Para isso, vamos montar uma malha protetora para inibir tumultos no momento em que o folião chega, se desloca e sai dos eventos, garantindo segurança a todos”, afirmou o tenente-coronel, Nepomucemo.
O secretário de Estado de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, disse que todas ações têm o intuito de oferecer uma festança segura. “Este planejamento foi feito para que o nosso carnaval seja tranquilo e proporcione uma festa com paz à população”, declarou.




