Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

PARÁ: Novo diretor expõe metas para o Hospital Regional do Baixo Amazonas

Noticias Relacionadas

A instalação de mais três serviços de alta complexidade – cirurgia cardíaca, obstetrícia de alto risco e radioterapia – e a obtenção da Acreditação Hospitalar concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) estão entre as metas de Hebert Moreschi, novo diretor geral do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna. Nesta quarta-feira (27), em uma entrevista coletiva em Santarém, Moreschi apresentou integrantes de sua equipe e anunciou os principais projetos e serviços que prentende implantar no hospital, onde são atendidos habitantes de quase todos os municípios do oeste do Pará.

Hebert Moreschi disse que trabalhará pelo fortalecimento da relação com os gestores e comunidades dos municípios do Baixo Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), corpo clínico do hospital, Central de Regulação Municipal e os Conselhos de Saúde. O diretor pretende ainda, em parceria com a Sespa e instituições de ensino, transformar o Hospital Regional em um polo de formação de profissionais da área de saúde.

Segundo o novo gestor, o Hospital Regional deverá atingir, no início do segundo semestre de 2010, seu pleno funcionamento, oferecendo todos os serviços de alta complexidade. Sobre o certificado de Acreditação Hospitalar, Moreschi explicou que “quando um hospital é Acreditado, significa que os seus serviços estão dentro de normas e padrões adequados à qualidade, segurança e humanização da assistência”.

Humanização

Hebert Moreschi também destacou que sua gestão será marcada pela humanização. “É impossível pensarmos em qualidade e segurança da assistência médico-hospitalar sem termos uma equipe treinada e comprometida com um atendimento humanizado. Já possuímos o nosso Grupo de Humanização, que realiza diversas atividades, e em 2010 seu trabalho será ampliado e fortalecido”, ressaltou.

Sobre as paralisações parciais do corpo clínico, a maioria ocorrida no último semestre de 2009, Moreschi comunicou que a Sespa está trabalhando para regularizar os repasses ao hospital, já tendo informado à Organização Social Pró-Saúde – responsável pelo gerenciamento do HRBA – que a partir de fevereiro a situação estará normalizada. Segundo ele, após a normalização não haverá motivos para novas paralisações.

A parceria do hospital com a Prefeitura de Santarém foi definida pelo diretor como fundamental. Ao visitar a prefeita Maria do Carmo Martins e a Câmara de Vereadores, ele colocou o Hospital Regional à disposição para estreitar as relações com as autoridades municipais. “O fortalecimento da parceria com a 9ª Regional da Sespa e a Central de Regulação Municipal é de vital importância para que possamos agilizar o acesso da comunidade aos serviços do Hospital Regional”, completou Hebert. Ele informou ainda que a 9ª Regional da Sespa e a Central de Regulação estão oferecendo profissionais para agilizar a marcação de cirurgias, internações, consultas e exames.

A coletiva foi encerrada com uma visita do diretor e dos jornalistas a várias dependências do hospital, como o Setor de Oncologia. Na Sala de Radioterapia foi mostrada a estrutura já instalada, obedecendo às normas regulamentadoras. “Com a ativação destes serviços de alta complexidade, o Hospital Regional atingirá seu pleno funcionamento, aumentando ainda mais sua abrangência na região e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população do oeste do Pará. Mas, para que o HRBA atinja seus objetivos, é necessário o comprometimento de toda nossa equipe, dos gestores públicos, dos médicos e de toda a comunidade”, enfatizou Hebert Moreschi.

Experiência

Nascido em Nova Venécia, no Espírito Santo, Hebert Moreschi tem 35 anos e é formado em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Desde 1995 atua em Assessoria e Gestão Hospitalar, tendo trabalhado em outros Estados.

Foi um dos ganhadores do Prêmio Johnson & Johnson de Administração Hospitalar em 2004 e obteve reconhecimento nacional e internacional pelo desenvolvimento de um projeto de prevenção e combate à malária, quando foi diretor do Hospital da Mineração Rio do Norte, em Porto Trombetas, município de Oriximiná. Seu último projeto foi em Angola, onde atuou como diretor geral na estruturação e implantação de um serviço hospitalar de alta complexidade.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias