Sete municípios da região sul do Pará foram contemplados pela primeira ação do Programa Saúde Servidor (Prosauserv), uma iniciativa pioneira e integrada entre os órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). Os atendimentos começaram segunda-feira (18) em Redenção, e nesta quinta-feira (21) as equipes se deslocaram para Conceição do Araguaia. Desde o começo dos serviços, mais de 400 servidores públicos já receberam assistência. Estão envolvidos a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Policias Militar e Civil, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito do Estado do Pará.
O Prosauserv foi criado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) atendendo a uma demanda dos servidores públicos ligados ao Sieds no interior do estado. A ação envolve 35 funcionários públicos de vários órgãos estaduais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, que irão percorrer o Pará fazendo atendimento preventivo de saúde que permita melhor qualidade de vida para os funcionários do Estado. “Esta é uma iniciativa governamental, coordenada pela Segup. É a primeira experiência no Brasil de uma ação integrada entre órgãos estaduais de segurança pública na promoção de saúde. Essa união de esforços faz com que trabalhemos melhor e atendamos um maior público”, explica a coronel Andréa, coordenadora do corpo de saúde da Polícia Militar.
A previsão é de que sejam feitos mais de 900 atendimentos nas áreas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de palestras e distribuição de medicamento até o final da tarde desta sexta-feira (22). Em Conceição do Araguaia o atendimento foi concentrado no quartel do 22º Batalhão da Polícia Militar, localizado no centro da cidade. O tenente coronel Santos Souza, comandante do Batalhão, avaliou positivamente a ação. “Esta iniciativa é de uma importância muito grande e vem ao encontro de um anseio antigo da tropa e de vários servidores da segurança pública de Conceição. Esperamos que a ação seja mantida e as equipes da Segup voltem ao município”.
A falta de algumas especialidades médicas no interior do Estado compromete a manutenção da saúde de alguns servidores. É o caso da dermatologia, especialidade pouco ofertada na região. “Este trabalho é fundamental para os servidores e seus dependentes, em alguns municípios, como Redenção, não há atendimento de dermatologia, uma especialidade bastante procurada por policiais militares, que ficam horas expostos ao Sol, que no sudeste do Pará é bem intenso”, comenta a coronel Andréa.
O tenente Edvaldo, do 22º BPM, estava há um ano com um problema de pele, resultado da exposição constante ao Sol, segundo o militar. Em Conceição do Araguaia também há dificuldade em conseguir este tipo de consulta. “Há um ano eu estou com este problema na pele e sempre desejei procurar um especialista, que não temos aqui na cidade. É de extrema importância esta ação, pois a gente sente que o Governo do Estado está preocupado com a saúde do servidor”.
O Policial Militar (PM) Ivan de Souza estava em busca de atendimento odontológico, ele trabalha há quatro anos na corporação e estava contente com a oportunidade. “Atendimento dentário aqui em Conceição só particular, que é muito caro. É muito importante essa ação, que reúne em um só lugar vários tipos de especialidades, uma facilidade para todos os servidores e uma resposta do estado às nossas necessidades”.
O serviço de Psicologia foi um dos mais procurados pelos servidores ligados ao Sied. Em Redenção um dos policiais militares consultados foi diagnosticado e encaminhado para Belém para seguir com o tratamento. “Tivemos dois casos mais sérios em Redenção, em um deles, o psicólogo da Polícia Civil identificou um servidor prestes a ter um surto psicológico, por isso já entramos em contato com a família através dos assistentes sociais que nos acompanham e o policial militar foi encaminhado para terminar o tratamento em Belém, acompanhado de perto pela corporação”, afirma a coronel Andréa.
Mapeamento
Durante os dias do evento ainda estão sendo aplicados questionários que devem mapear a condição de saúde dos servidores atendidos. A iniciativa prevê que a partir destes resultados o Estado possa fazer diagnósticos regionais da saúde do servidor e determinar as políticas públicas de saúde para cada local. “Com estes dados em mãos poderemos realizar novas ações preventivas para a região”, diz Andréa.
O atendimento itinerante do Prosauserv estará em setembro nos municípios de Altamira e Itaituba e em novembro nos municípios de Marabá e Tucuruí. “Já estamos programando os próximos atendimentos. Nosso objetivo é reunir o maior número possível de servidores nas ações seguintes e permitir que a saúde destes profissionais esteja sempre em dia para atender a população de forma completa”, finaliza a coronel Andréa.




