Nesta terça-feira, 12, a Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) realizará a cerimônia de encerramento da 1ª turma do Curso de Formação de Aquaviários. Iniciado em 19 de março, o curso teve a duração aproximada de três meses, com aulas ministradas no período noturno, das 19h às 22h, tendo como propósito possibilitar o ingresso na Marinha Mercante e formar tripulantes especializados para embarcações, tais como, rebocadores, dragas, embarcações de apoio marítimo, embarcações de turismo etc. Aliado ao tempo de embarque, a realização do CFAQ II/III permite aos futuros aquaviários uma ascensão na carreira da Marinha Mercante, além de permitir uma projeção salarial compatível com a função exercida.
Nesta oportunidade, foram formados 35 novos Aquaviários, alguns deles oriundos de estados vizinhos ao Tocantins, os quais alcançaram uma melhor qualificação profissional e especialização na área da navegação.
O Capitão dos Portos, Capitão-de-Fragata Carlos Alberto Coelho da Silva destaca que, com a implementação de novos trechos da Hidrovia Araguaia-Tocantins, dos Terminais Multimodais, e da conclusão da Ferrovia Norte-Sul, o fluxo de embarcações de médio e grande porte no Estado do Tocantins tende a se acentuar, o que certamente vai exigir das empresas de navegação mão-de-obra especializada. Desta forma, a Marinha estará contribuindo, também, para que a navegação na região seja mais segura e consciente.
Para maiores informações e esclarecimentos sobre os cursos que a CFAT tem à disposição da comunidade náutica, qualquer cidadão pode comparecer à sua sede, localizada na Quadra 913 Sul, Centro, Palmas (ao lado da Praia do Prata), e/ou telefonar para (63) 3216-1715 (ramal 212), ou ainda encaminhar e-mail para o endereço eletrônico secom@cfat.mar.mil.br. (ASCOM Marinha-Sargento Edilon)




