Dez comunidades do município de Ipixuna (PA) foram beneficiadas pelo Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Bibliotecas rurais foram entregues com cerca de 220 livros, cada. No acervo, desde literatura brasileira e estrangeira até gibis para a criançada. O MDA realizou também o primeiro Encontro dos Agentes de Leitura do Nordeste Paraense, além de fazer a diplomação de 20 novos agentes voluntários que ficarão responsáveis pelas arcas. O evento ocorreu nos dias 1º e 2 de junho e eve o apoio da Prefeitura Municipal de Ipixuna.
No encontro, 120 agentes de leitura dos 20 municípios que englobam o Território Nordeste Paraense se reuniram para trocar experiências e acompanhar os trabalhos desenvolvidos em cada localidade. “Vamos buscar novas orientações de incentivo à leitura, contação de histórias, arrecadação de livros e formas de mobilizar a comunidade”, explica o coordenador do Programa Arca das Letras no Pará, Donato Alves da Cunha Filho.
De acordo com o delegado federal do MDA no Pará, Paulo Rocha Cunha, o Arca das Letras é um programa muito acessível. “Todo o trâmite é muito rápido, a instalação das bibliotecas, a inauguração. Isso o torna muito viável para a nossa população”, acredita. Segundo ele, a grande divulgação do programa no estado tem garantido benefícios reais para os paraenses. “A Região Amazônica tem muita dificuldade de acesso à informação. O Arca das Letras supre essa deficiência, a partir do momento que leva a leitura às comunidades rurais“, afirma.
Segundo o coordenador do Arca das Letras no Pará, a comunidade paraense tem recebido o programa de braços abertos. “Tem jovens aqui que viram para mim e agradecem. Antes do programa não se sentiam importantes, hoje podem dizer que são alguma coisa, são agentes de leitura”, conta.
O programa, que trabalha o incentivo ao hábito da leitura, tem atuado nos municípios onde o acesso à informação é precário. “É muito gratificante a gente levar informação para as comunidades que realmente precisam”, ressalta Donato Alves da Cunha. “O livro é um mundo para muitas pessoas. O hábito da leitura é importantíssimo dentro do ponto de vista da emancipação das pessoas que vivem na área rural”, completa o delegado.
Arca das Letras no Pará
O Programa Arca das Letras está presente no estado desde 2004. Dos 144 municípios que compõem o Pará, 143 já contam com os benefícios proporcionados pelas bibliotecas rurais. Ao todo, são 358 arcas espalhadas pelo estado, onde atuam 684 agentes de leitura. Os mais de 82.177 livros são disponibilizados com o intuito de disseminar a informação e o hábito da leitura para cerca de 65 mil famílias e trabalhadores rurais.




