Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sem-terras invadem fazenda em Marabá

Noticias Relacionadas

A manhã de domingo (27) foi de conflito na Fazendo Cedro, na Rodovia BR-155, a 50 km de Marabá, entre este município e Eldorado do Carajás. Cerca de 100 camponeses sem-terra, que estão acampados dentro de uma área do imóvel, invadiram um dos retiros da fazenda e causaram prejuízos consideráveis.

Eles derrubaram cercas, depredaram a parede de uma casa, tocaram fogo em uma moto e ainda mataram alguns animais. O prejuízo só não foi maior porque funcionários da fazenda conseguiram retirar o gado antes da ação dos sem-terra.

Os funcionários tiveram que abandonar as casas e acionaram a polícia. Uma equipe da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) esteve no local à tarde, mas os acusados já tinham ido embora.

O delegado Victor Leal, que chefiou a equipe da Deca no local. Ele explicou que, na verdade, alguns sem-terra foram caçar nas dependências da fazenda. Foi quando funcionários da escolta armada, que vigia a fazenda, impediram a ação. Com isso, outros sem-terra se revoltaram e partiram então para uma ação mais radical e depredaram alguns bens do imóvel.

Victor Leal afirma que os policiais só deixaram a fazenda depois que não havia mais perigo de ocorrer novo conflito. Além do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem–Terra (MST), existe outro grupo ocupando uma área da Fazenda Cedro. Este grupo não pertence nem ao MST nem à Fetagri.

A Assessoria de Comunicação do Grupo Agro Santa Bárbara, dono da terra, ainda não informou o tamanho do prejuízo, mas disse ter acionado a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).

O coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Marabá, José Batista Afonso, disse não saber qual grupo invadiu a área, mas acha que seria pouco inteligente por parte do MST fazer isso, já que existe a possibilidade de a situação deles em relação à fazenda ser resolvida esta semana. (Diário do Pará)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias