Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Simão Jatene recebe em audiência o embaixador do Suriname

Noticias Relacionadas

O governador Simão Jatene recebeu nesta quinta feira (24) a visita do embaixador do Suriname, Marlon Mohamed Hoesein. O encontro aconteceu no Comando da Polícia Militar e teve a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sérgio Leão, e da coordenadora do Pro Paz, Isabela Jatene. O objetivo da visita é criar uma estratégia de aproximação comercial e de cooperação técnica entre o Pará e o Suriname.

Segundo Sérgio Leão, o governo do Suriname tem muito interesse em estreitar as relações comerciais com o Pará, principalmente em razão da proximidade geográfica entre os dois territórios. “Apesar de não haver uma ligação terrestre entre o Estado e o país, o Suriname já tem uma proximidade natural com o Pará. Além disso, eles dispõem há 32 anos de uma empresa área com voos diretos para Belém. Tudo isso cria uma condição favorável para esta relação”, ressaltou.

Durante a visita, Simão Jatene foi convidado a visitar o país vizinho, para conhecer os projetos nos quais os países têm interesses comuns. Assim como o Pará, o Suriname comporta em sua economia a exploração mineral e a agricultura, além de projetos relacionados ao extrativismo florestal. “Vamos elaborar uma agenda de interesses comuns e futuramente iremos agendar a visita de um grupo de empresários paraenses ao Suriname, bem como a vinda de empresários daquele país ao Pará, a fim de delimitarmos quais as áreas e negócios que podem ser trabalhados”, detalhou o secretario.

Marlon Mohamed cumpre uma vasta agenda no Estado, com visita a diversos órgãos e secretarias. Ainda nesta quinta feira, o embaixador visitou o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o intuito de conhecer projetos de empreendedorismo. O diplomata participa sexta-feira (25) da abertura da I Feira da Agricultura Familiar (Agrifal), na qual o governo do Suriname terá um estande.

Até segunda-feira (28), o embaixador deve se reunir com o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, com o secretario de Estado de Agricultura, Hildegardo Nunes, e com os dirigentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Departamento de Policia Federal e Federação do Comércio (Fecomércio).

Os dois territórios também devem unir esforços para combater o tráfico humano, já que o Suriname é uma das principais rotas desse tipo de crime. Segundo Isabela Jatene, além de uma cooperação técnica entre os governos, é preciso também fortalecer as fronteiras na Amazônia. A discussão já começou no Pará com o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras, o IV Encontro Técnico dos Interlocutores da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras e o III Encontro Nacional do GT de Comunicação Integrada e Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras.

Os eventos acontecem simultaneamente, de domingo (27) a quinta-feira (31), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Oriximiná, oeste do Estado, com o objetivo de promover a discussão sobre segurança pública na faixa de fronteira. “Podemos trabalhar juntos para combater as mazelas sociais que são comuns aos dois países. É importante que os países que são da Amazônia e que fazem fronteira com o Pará estejam integrados na área de segurança publica para juntos combaterem crimes como o trafico humano”, ressaltou a coordenadora do Pro Paz.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias