A Secretaria Municipal da Educação de Palmas pretende, até o final do primeiro semestre desse ano, abrir concurso público para cerca de 1000 vagas. Além disso, o ensino público deve receber mais cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), três serão entregues em março e os outros dois em maio, e até o final de 2012 todas as escolas do município deverão oferecer educação de tempo integral. Todas esses compromissos foram anunciados ontem pelo prefeito Raul Filho e pelo secretário municipal da Educação, Danilo Melo, na solenidade de abertura da volta às aulas, que aconteceu no Cmeis Contos de Fada, na 605 Norte.
Cerca de 30 mil alunos da rede pública municipal, distribuídos nas 58 escolas que funcionam na área urbana e na zona rural de Palmas, sendo 15 Cmeis, voltaram às aulas ontem. A rede municipal disponibilizou este ano 1500 novas vagas, sendo 200 na zona rural.
Concurso
Segundo Danilo Melo, hoje o município tem 1100 professores concursados e 600 contratados. O concurso tem previsão de mil vagas, dessas, segundo ele, 80% será voltado para os docentes. “O edital está sendo finalizado, porque estamos alterando o plano de cargos, carreiras e salários da educação para criação de novos cargos, como por exemplo professor de dança e de espanhol, que não existem no município”, explicou, acrescentando que o lançamento do edital deve ocorrer ainda neste 1º semestre.
Cmeis
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, as regiões que vão receber os Cmeis, em março, são 407 Norte, Jardim Aureny IV e Santa Bárbara. Para maio, os Cmeis serão inaugurados na Morada do Sol e na 403 Norte. Segundo o prefeito, a meta estipulada pela prefeitura de pelo menos 50% das escolas municipais oferecerem educação integrada está sendo cumprida. Raul Filho disse que as obras para uma terceira escola de tempo integral padrão, que ficará localizada no setor Santa Fé, região Sul da Capital, serão iniciadas no próximo mês. Mas apesar do órgão não saber quando a escola ficará pronta, a proposta é que esta unidade ofereça em torno de 1200 vagas, que serão destinadas ao ensino fundamental.
Raul Filho explica que a prefeitura não está preocupada somente com a estrutura física das escolas, mas com a política pedagógica, capacitação dos professores e a busca de conhecimentos educacionais. “Atualmente temos modalidades em diversas áreas de esporte e o que nós queremos é que a criança, se possível, passe todo dia ocupada e que tenha a escola a sua disposição”, finaliza.
Escolas
De acordo com Melo, Palmas conta atualmente com sete escolas de tempo integral, sendo duas na zona urbana e cinco na zona rural. O secretário ainda afirmou que a pasta ampliou a oferta de educação integral em 21 unidades de ensino com o projeto Salas Integradas, 18 escolas com o programa federal Mais Educação e três escolas com o Jornada Ampliada. (Luana Fernanda – JT / Colaborou Isabelle Bento)




