Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Altamira vai receber consultas para a Carta da Amazônia

Noticias Relacionadas

Altamira, no sudoeste do Pará, será o segundo dos quatro municípios a participar das consultas públicas que formarão a Carta da Amazônia. Os interessados poderão comparecer ao Centro de Convenções, a partir das 8 horas, segunda e terça-feira (7 e 8). Durante os dois dias, diversos segmentos da sociedade decidirão de que forma a região contribuirá com o documento.

As reuniões públicas estão a cargo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria Extraordinária do Programa Municípios Verdes. A Carta da Amazônia foi criada para mostrar ao mundo os compromissos e as demandas da sociedade amazônica. O documento será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável , a Rio+20, em junho deste ano.

Após a elaboração preliminar da carta, o Pará e os outros oito Estados que compõem a Amazônia Legal optaram pela consulta pública, uma forma democrática de inclusão popular para dar legitimidade ao documento. A participação efetiva das populações do Pará será com quatro reuniões públicas, que acontecerão nos municípios de Santarém, Altamira, Marabá e Belém.

Diferentes segmentos sociais participarão ativamente da elaboração da Carta da Amazônia com a proposta do Estado. O documento será finalizado em Manaus (AM), dias antes da Rio+20, evento que acontece de 13 a 23 de junho, no Rio de Janeiro. Estarão habilitados os segmentos sociais oficialmente reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Rio+20, chamados grupos majoritários.

Os grupos majoritários são: trabalhadores, sindicatos, mulheres, crianças e jovens, povos nativos, agricultores, comunidade científica e tecnológica, autoridades locais, negócios e indústria e organizações não-governamentais (ONGs).

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias