Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, dezembro 8, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sedes e Sebrae capacitam nova turma na elaboração de Projetos Produtivos

Noticias Relacionadas

Técnicos do Governo do Estado e projetistas de empresas maranhenses de assistência técnica participam, em São Luís, do curso de capacitação em “Elaboração de Projetos Produtivos de Agricultura Familiar e Empreendimentos de Economia Solidária”. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A capacitação teve início, nesta quarta-feira (2) e encerra nesta sexta-feira (4), das 8 às 17h, no Sebrae centro, localizado na Avenida Pedro II. Ao todo, estão sendo capacitados 60 técnicos e projetistas, sendo 25 nesta etapa e 35 na turma anterior. Também participam do curso projetistas das empresas que prestam consultoria ao Sebrae nas regiões em que a instituição trabalha com os Arranjos Produtivos Locais, visando o fortalecimento de uma parceria com a Sedes.

“Este curso dá continuidade à capacitação na elaboração de projetos, explica as regras do edital 01/2012, destinado a projetos produtivos e empreendimentos de economia solidária, para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e o desenvolvimento local, e informa as exigências para que esses projetos possam ser apresentados”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho.

De acordo com o gestor do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), Nayro Balata, “os projetistas que estão sendo qualificados são aqueles que elaboraram os projetos produtivos que participaram da seleção pública do edital 01/2011 lançado, no ano passado, pelo Governo do Estado e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para apoiar financeiramente projetos produtivos e empreendimentos de economia solidária focados nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) no Maranhão”.

Balata esclareceu que os técnicos e projetistas estão sendo capacitados, também, na elaboração dos projetos que vão participar da seleção pública do edital 01/2012, lançado pelo Governo do Maranhão e BNDES, no início do mês passado.

O engenheiro agrônomo e proprietário de empresa de assistência técnica em Açailândia, José de Oliveira Almeida Júnior, que também está participando do curso, disse que já tem experiência com elaboração de projetos para obtenção de financiamentos em bancos oficiais e projetos de investimentos rurais, tendo elaborado projetos de aquisição de máquinas e implementos agrícolas, perfuração de poços tubulares e aquisição de mini usina de farinha, que concorreram à seleção pública do edital 01/2011. Ele destacou que o curso deve “sanar toda a falta de conhecimentos específicos na área de elaboração de projetos do edital do BNDES que ainda são novos.”

Já Oscar Fernando Mendes, engenheiro agrônomo da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), órgão vinculado à Sedes, disse que está buscando adquirir mais informações para agregar à sua experiência em avaliação e elaboração de projetos.

“Os técnicos das empresas foram treinados para fazer o diagnóstico inicial nas associações e cooperativas, identificando as suas necessidades; a projeção de investimentos aproveitando as potencialidades da região de acordo com os Arranjos Produtivos Locais; definição de objetivos e metas a serem alcançadas pelos investimentos, além do levantamento da viabilidade econômica e financeira dos projetos para que sejam auto sustentáveis”, informou o consultor do Sebrae, João Conrado Carvalho, que está ministrando o curso.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias