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sexta-feira, dezembro 5, 2025
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Siqueira é pressionado pelo Governo de Mato Grosso para ajudar na construção de rodovia

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Pressionado pelo Governo do Estado do Mato Grosso, deputados estaduais e prefeitos, o Governo do Tocantins passou está quarta-feira, 2, pelo constrangimento de ser cobrado pelos lideres matogrossenses pelo apoio para a construção da rodovia TO-0500, intitulada de Transbananal Idjarruri Karajá.

A rodovia Transbananal irá ligar os Estados de Mato Grosso e Tocantins em um projeto audacioso que prevê a construção de uma moderna via ligando os municípios de Dueré e São Félix do Araguaia, cortando a Ilha do Bananal.

A comitiva do Mao Grosso cobrou a estipulação de metas que culminassem na efetivação do projeto de construção de 192 quilômetros de malha viária e de uma ponte, de modelo estaiada, com cerca de 2,6 quilômetros, sobre o Rio Araguaia. Estima-se que, com a rodovia, o percurso da produção matogrossense até os principais portos do Brasil terá uma redução de até mil quilômetros.

O deputado maogrossense, Baiano Filho, destacou que o Governo do Mato Grosso entende a importância da Transbananal para a população de seu Estado e que o Governador Silval Barbosa está disposto a realizar as ações necessárias para que a rodovia vire realidade. “Hoje trouxemos aqui alguns empresários matogrossenses que sabem, melhor do que ninguém, a importância dessa rodovia para o escoamento de nossa produção e o governador está disposto a se unir ao Tocantins por essa causa”, frisou o parlamentar.

Rodovia

A Transbananal Idjarruri Karajá é uma rodovia com 192 quilômetros de extensão construída de forma moderna, respeitando as questões ambientais e sociais da região. Seu custo estimado, em janeiro de 2012, é de R$ 1,053 bilhão.

Cerca de 92 quilômetros da via passa dentro da Ilha do Bananal. Nesse trecho, o projeto prevê a construção de 108 passagens inferiores para o trânsito de indígenas, animais silvestres e águas pluviais.

Ao longo da rodovia serão instaladas seis pequenas pontes sobre os rios Javaés, San Rocan, Riozinho, Jaburu, 23 e 24, o que totalizará 1.100 metros de área construída. Além disso, o Rio Araguaia será beneficiado com uma ponte estaiada de 2.600 metros.

O percurso também contará com muretas de concreto e tela de proteção para evitar o acesso de animais à rodovia. Dentro da Ilha, sua utilização será feita em horários pré- determinados.

Compensações ambientais e sociais

A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo. Seu território é rico em biodiversidade e abriga duas etnias indígenas, a Karajá e a Javaé. A preocupação ambiental foi dimensionada no projeto de construção da TO-0500. O Estudo de Impacto Ambiental possui uma destinação orçamentária inicial na ordem de R$ 50 milhões, o que equivale a 5% do valor da obra.

A comunidade indígena residente na ilha também será beneficiada, já que o projeto prevê diversas compensações econômicas e sociais. Dentre as propostas estão a criação de um pedágio no qual um percentual será repassado às aldeias, por meio da Funai – Fundação Nacional do Índio, e a capacitação dos indígenas como guias turísticos na intenção de fomentar o turismo em terras indígenas.

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