Ação de cidadania marcou as comemorações do Dia do Trabalho, nesta terça-feira (1º), no Viva da Vila Embratel. No local, a unidade móvel do Viva Cidadão garantiu a emissão de Carteira de Identidade, CPF e todos os serviços online do Balcão do Cidadão. As atividades da unidade foram acompanhadas pelo vice-governador Washington Luiz Oliveira, que conversou com as pessoas e cumprimentou funcionários. “Esse é um importante órgão que garante a legalização de vidas e complementa ações estaduais de qualificação profissional”, declarou Washington Luiz.
Ele disse que tornar o acesso a documentação e outras informações que são obtidas no Viva Cidadão é garantir cidadania. “O governo tem trabalhado para atrair investimentos e promover a qualificação profissional, esperamos que a sociedade participe desse processo devidamente preparada”, ressaltou.
Ao todo o Viva Cidadão possui nove unidades móveis que estão funcionando espalhadas pelos bairros da capital. Além da Vila Embratel, onde fica até o dia 2 de maio, as demais unidades estão atendendo na Cidade Olímpica, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Cohama, Cohatrac, Parque Vitória, Vila Luizão e Vila Palmeira até o dia 8 de maio, informou Graça Jacintho, gestora do Viva Cidadão.
Depois as unidades devem seguir para o interior, segundo informou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Luiza Oliveira. “No interior há uma grande demanda reprimida de pessoas que precisam de documentação básica. Essa é uma ação de cidadania e social que tem nos levado a ampliar os investimentos para atender as necessidades”, revelou.
A secretária disse que os serviços do Viva Cidadão estão sendo ampliados em São Luís, onde funciona as unidades do João Paulo, Jaracaty e Praia Grande com uma média de 1.500 atendimentos\dia. “A unidade da Praia Grande é a mais procurada e vai ganhar um anexo para ampliar os serviços e melhorar o atendimento”, explicou.
Interiorização
O processo de interiorização também é outro investimento que continua sendo realizado pelo governo estadual. Atualmente já são nove unidades fixas do Viva Cidadão, implantadas nos municípios de Imperatriz, Carolina, Presidente Dutra, São Bento, Balsas, Açailândia, Santa Inês, Caxias e Pinheiro. “As próximas unidades a serem entregues vão funcionar em Viana e Coroatá”, anunciou a secretária.
Com a missão de fortalecer o exercício da cidadania, o Viva Cidadão funciona desde 1998, registrando até novembro de 2011, mais de 20 milhões de atendimento. O órgão tem a Certificação ISO 9001/2008; possui serviço de atendimento em estrutura fixa e itinerante; ações de integração e Relacionamento (projetos que trabalham o servidor para prestação de serviços de forma humanizada); capacitação contínua; sistema de auditoria interna e controladoria Interna de Recursos (gestão participativa na aplicação dos recursos do órgão).
As Unidades do Viva Cidadão servem de referência no atendimento de qualidade na prestação de serviços públicos ao cidadão oferecidos num só espaço físico. Para isso conta com a representatividade de diversos órgãos e entidades para facilitar o acesso da comunidade aos serviços.




