Oitenta agricultores familiares da comunidade Nova Glória, no município de Redenção, sul do estado, participam nesta sexta-feira (27), de um Dia de Campo em pecuária de leite. A programação, que acontecerá na comunidade Nova Glória, na chácara Cachoeireinha, a 30 quilômetros da sede do município, discutirá cinco temas centrais: recuperação e reforma de pastagem, plantação de pastejo rotacionado, utilização de cama corrigida com uréia, ordenha higiênica e varíola bovina e inseminação artificial em bovino leiteiro.
O evento científico promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que tem o objetivo de discutir o aumento da produção e da produtividade leiteira e a comercialização da produção, terá como palestrantes médicos veterinários e engenheiros agrônomos da Emater, da Agência de Defesa Agropecuária Animal (Adepará), além de um especialista em inseminação artificial de uma empresa particular.
Aos participantes do curso serão demonstradas as técnicas já aplicadas na propriedade, que aumentaram a produtividade leiteira e a preservação ambiental adquirida com a adoção do pastejo rotacionado, que possibilita o aumento da população bovina em um menor espaço.
Segundo Edilson Garcia, técnico em agropecuária da Emater, entre as preocupações da empresa está o controle da cigarrinha-das-pastagens. Praga que vem assolando as áreas de pasto do sul e sudeste do estado, prejudica a pecuária, principal atividade da região. A morte do pasto influencia diretamente na produção leiteira, cada animal em lactação hoje em Redenção rende em média cinco litros de leite diários, índice considerado baixo. A intenção é dobrar esse número.




