“Começamos aqui uma nova etapa da história do Maranhão. Com um empreendimento como esse, vamos gerar milhares de empregos, investimentos, mais oportunidade de desenvolvimento, mais gente qualificada, melhores salários, mais renda, mais qualidade de vida”. A declaração foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante solenidade de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium, no município de Bacabeira.
Com investimento de R$ 40 bilhões, a Refinaria, que será a maior da América Latina, vai gerar cerca de 132 mil empregos diretos e indiretos e refinar 600.000 barris/dia, o equivalente a 1/3 da produção nacional de petróleo.
O presidente do Senado, José Sarney, comemorou a implantação do empreendimento. “A Refinaria Premium é um prêmio para o Maranhão. Antes os olhos estavam voltados apenas para o sul do país, mas agora, os olhos estão voltados para nós”, disse José Sarney.
Em seu pronunciamento, a governadora Roseana Sarney enfatizou as melhorias que vêm sendo feitas e anunciou oportunidades com a vinda da refinaria. “Com muita determinação e trabalho, estamos sendo vistos país a fora como um dos estados propícios para realização de investimentos. Assim, preparamos o Estado, com a recuperação da infraestrutura nas vias, qualificação profissional, reformas e construção de escolas, hospitais, postos de segurança para garantir ao povo maranhense esta oportunidade”, afirmou.
Segundo Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras, “a expectativa é mudar as vidas das pessoas e a região. Esse empreendimento tem impacto em várias esferas, como no transporte, hospitais, escolas, comércio, entre outras. Serão 26 mil pessoas trabalhando diretamente na refinaria. Nós, da Petrobras, estamos satisfeitos porque vamos dar início a maior refinaria do Brasil e a quinta maior do mundo”, afirmou.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ressaltou a refinaria como uma revolução na economia maranhense e brasileira. “É uma das maiores obras em execução no Mundo inteiro, que vai gerar em grande escola sensação de liberdade na economia do país e trazer desenvolvimento significativo e de tamanha dimensão para o esta cidade, o Estado e o país”, destacou o ministro.
Lobão reforçou ainda a determinação conjunta do presidente Lula, da governadora Roseana, do presidente da Petrobras, dos ministros, secretários, entre outros para a concretização deste grande empreendimento.
Determinação que foi destacada também pela ministra Dilma Roussef, ao ressaltar a instalação da Refinaria Premium como histórica para o país, este que não tinha a instalação de uma refinaria desde 1980. “Hoje podemos nos emocionar pois o Brasil está mudando, está mudando em favor do Nordeste, e hoje mudará em favor do Maranhão, de Bacabeira, que abrigará a maior Refinaria do Mundo, graça o empenho de todos aqui presentes. Este município vai mudar de uma forma que todos que moram aqui vão sentir na pele, com novas oportunidades de emprego, de qualificação, a melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento impactante e grandioso no Estado”, declarou.
A Refinaria vai entrar em operação em fases. A primeira, com capacidade para 300 mil barris por dia, está prevista para setembro de 2013 e a segunda para setembro de 2015, na qual a produção será ampliada para 600 mil barris/dia. No pico das obras, em 2013, serão contratados cerca de 26 mil trabalhadores.
Ato solene para vítimas no Haiti
Ao final de seu pronunciamento, o presidente Lula pediu um minuto de silêncio para as vítimas do terremoto no Haiti, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium I. Lula salientou o empenho dos 14 soldados brasileiros mortos na tragédia e destacou o trabalho da coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, também vítima do terremoto, que estava em missão de paz no Haiti.




