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sexta-feira, dezembro 5, 2025
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PARÁ: Governo coordena visita técnica na área do porto de Marabá

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O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Integração Regional, coordenou na manhã desta sexta-feira (15) a primeira visita técnica ao local onde será construído o porto de Marabá, na região de Carajás. A visita faz parte dos preceitos contidos no edital 001/2009, que visa contratação dos trabalhos para elaboração do projeto básico e do relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) da obra.

Até o dia 21 deste mês, véspera da data da segunda visita técnica em Marabá, a comissão de licitação da Seir ainda estará recebendo inscrições ao edital, que se encontra disponível nos sites www.compraspara.com.br e www.comprasnet.com.br

Duas empresas, sendo uma de Belém e outra de Brasília, participaram desta primeira fase da visita técnica. Já no próximo dia 22, data da segunda visita, mais três empresas estarão em Marabá para realizar as suas consultas à área dos projetos. As empresas candidatas têm a tarefa de apresentar dois projetos: o básico de logística para construção da plataforma intermodal e do relatório de impacto ambiental (EIA/Rima).

Segundo a engenheira civil da Seir, Edilma Belém, as empresas candidatas precisam comprovar experiência em projetos semelhantes, além de estar com a documentação legalizada. “Só poderá concorrer à licitação a empresa que participar da visita técnica”, explicou.

A abertura das propostas das empresas irá ocorrer no dia 18 de fevereiro. Com isso, o Governo do Estado antecipa o calendário de início das obras. A previsão é que todo o processo licitatório esteja concluído até o primeiro semestre deste ano, conforme determinação da governadora Ana Júlia. Os dois projetos estão orçados em R$ 6,2 milhões, sendo R$ 5,1 para o projeto do porto e R$ 1,1 milhão para o EIA/Rima.

O porto de Marabá vai atender às demandas da Siderúrgica Aços Laminados do Pará (Alpa), prevista para operar a partir de 2013, e do distrito industrial de Marabá. A construção vai ocupar uma área de 370 mil metros quadrados à altura do KM-14 da rodovia Transamazônica. A obra vai utilizar recursos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) no valor de R$ 76 milhões, devendo atrair outros investimentos calculados R$ 30 milhões de diversos setores da economia local. (Selma Amaral)

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