Técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram do X Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas: Água, Saúde e Ambiente, no município de Santarém, oeste do Pará. O evento foi realizado pelo Fórum de Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém (Fopiess), em parceria com o Governo do Pará, Universidades Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Estado do Pará (Uepa), Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) e Jornal das Águas.
O oceanógrafo Igor Charles Alves, da Sema, participou da mesa redonda “Ocupação das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e a Proteção das Águas Superficiais”, e orientou o público, formado principalmente por universitários, a conceituar e a diferenciar Unidades de Conservação das APPs.
O técnico também enfatizou a importância da preservação das matas ciliares – vegetação das margens dos rios. “A discussão foi importante e contribuiu para fortalecer o evento, além de transmitir conhecimentos aos futuros pesquisadores da Amazônia. Espero que a iniciativa sirva de exemplo para outros municípios”, frisou Igor Alves.
Durante a palestra, foram distribuídas para mais de 300 participantes cartilhas sobre matas ciliares, elaboradas pelos técnicos da Sema Benjamin Carlos Ferreira e Raimundo Jorge Raiol. O material excedente foi destinado ao acervo da biblioteca Centro Universitário Luterano, de Santarém.
A participação coletiva, o engajamento das universidades e da comunidade local em busca de ações e soluções sustentáveis (em especial nos períodos de enchentes), para proteção dos recursos hídricos e busca de uma melhor qualidade de vida foram destaques no debate com o pesquisador Diego Ramos Pimentel, sobre o tema “Comitê em defesa do Igarapé do Urumari”, que apresentou as diversas ações de educação ambiental na bacia desse igarapé.




