O governador Siqueira Campos caminha para decidir quem será seu candidato à prefeito em Araguatins. Com conversas e negociações abertas semana passada com o pecuarista e pré-candidato, Lindomar Madalena (PSB), o governador tentará um ajuste com os lideres do seu grupo local.
Alguns nomes ligados ao governador tentam encontrar uma forma de se fortalecer como é o caso de Marcos da Eticcam, Dona Ires e agora Jailson Pontes, depois da desistência de João Antunes. O problema é que os líderes ligados à Siqueira não conseguem bons índices nas pesquisas de opinião pública, aliados a falta de ação do Governo Estadual, que não conseguiu tirar do papel o prometido Hospital Regional.
Para tentar amenizar, o governador através do secretário de relações institucionais, Eduardo Siqueira Campos, tenta buscar uma alternativa para vencer em Araguatins, e o nome viável seria o de Lindomar Madalena.
Os motivos básicos são dois. O primeiro é o potencial de Madalena que lidera as pesquisas pré-eleitorais, o que facilitaria uma vitória. O segundo motivo seria a disposição de Lindomar, caso receba o apoio do Governo, retribuir o apoio em 2014 na reeleição do governador ou de seu filho Eduardo Siqueira Campos.
Por outro lado, Siqueira sabe da vontade dos líderes que o apoiaram em 2010, todos sonham em ser prefeito. Mas o governo também sabe que sonhar é uma coisa, reunir condições é outra. Então o governador Siqueira Campos e seu filho Eduardo Siqueira Campos, aguardam receber o resultado das últimas pesquisas para analisarem a real condição eleitoral de seus aliados, para só depois começar a agir.
No mais, uma coisa é fato. Siqueira tem canal aberto para dialogar com Lindomar Madalena.
Os utistas
Do outro lado da moeda, Siqueira e Eduardo já pensam uma forma de convencer os líderes da União do Tocantins, caso seja necessário apoiar Lindomar. O primeiro argumento do governador será o desempenho nas pesquisas. O melhor da União do Tocantins não consegue chegar a 10% nas sondagens. Portanto, é melhor ceder e indicar o vice de Madalena, no caso pelas pesquisas seria Marcos da Eticcam. Lindomar inclusive já sinalizou que aceita Eticcam na chapa e nos bastidores os dois já tratam abertamente sobre o assunto, em visitas reservadas. O segundo argumento é a vontade de derrotar o atual prefeito, Rocha Miranda, que vem de duas vitórias seguidas sobre candidatos de Siqueira. A primeira em 2004, contra José Guilherme, e a segunda sobre Bolecho em 2008. Sem contar que Rocha Miranda já colocou seu provável candidato, Cláudio Santana, perto dos 20%, sem antes mesmo da eleição começar. Já o terceiro e último argumento, caso seja necessário, será cobrar de João Antunes, Dona Ires, Roger Tolentino, Nemésio Parente, e do próprio Marcos da Eticcam os cargos indicados por eles no Governo do Estado, que se incluem ai filhos, namoradas, irmãos, primos, sobrinhos e tios. Portanto todos tem algum tipo de vinculo e dependência com o Governo do Estado.
Portanto o último fato concreto é que Marcos da Eticcam é o nome preferido do governador, Siqueira Campos, para compor uma chapa com Lindomar Madalena na cabeça. A concretização dessa chapa vai agora depender da habilidade os envolvidos.




