Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Comitê Gestor Estadual discute estratégias de atuação

Noticias Relacionadas

Foi realizada nesta sexta-feira (20) a reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semiárido e Agenda Criança Amazônica. Na oportunidade foram discutidas estratégias para mobilização do governo estadual, municipal e organizações da sociedade civil para articulação de ações que garantam os direitos da criança e do adolescente do semiárido e da região amazônica do Maranhão.

A reunião foi coordenada pela Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), representada pela secretária-adjunta da Igualdade Racial, Benigna Almeida, e pela gestora de Articulação Institucional, Patrícia Alencar, e contou com a participação de representantes de secretarias de estado, organizações da sociedade civil e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Entre os presentes estava Eliana Almeida e Immaculada Prieto (Unicef), Sarah Cavalcanti e Fernanda Belfort (Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania), Raimundo Palhano (Escola de Formação de Governantes-MA), Silvane Magali Nascimento (CEIRMA), Diana Ferreira (Secretaria de Estado da Mulher), Vilma Souza (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social), Felipe Cantanhende (Fundação de Amparo a Pesquisa), Edna Rodrigues (Articulação do Semiárido), Rosângela Miranda (Gacc-MA), Alberto Magno Martins (Secretaria de Estado de Educação), Fabíola Pascoal (Secretaria de Estado de trabalho e Economia Solidária) e Vânia Viana (ONG Formação).

No período da manhã, as secretarias de Estado fizeram a apresentação do levantamento de ações para fomento de políticas públicas para crianças e adolescentes que estão sendo realizadas e previstas nos municípios do semiárido e da região amazônica, em especial aqueles que aderiram ao Selo Unicef.

À tarde, os membros do comitê discutiram sobre os eixos de atuação que nortearão as ações que irão constar no Plano de Ação incluindo estratégias para o fortalecimento do comitê e articulação de políticas públicas no âmbito estadual e municipal. “Uma das principais estratégias deste comitê estadual é de se tornar espaço de articulação entre as políticas públicas estaduais e as ações dos municípios. Temos que construir pontes concretas para garantir os direitos da criança e do adolescente no Maranhão”, opinou o médico psiquiatra Raimundo Palhano.

A próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para Criança e o Adolescente do Semiárido e Agenda Criança Amazônica será realizada no dia 4 de maio. Na pauta está a continuação das apresentações das secretarias e das organizações da sociedade civil e a elaboração do Plano de Ação do comitê.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias