Desenvolvimento rural sustentável e políticas que buscam o fortalecimento da agricultura familiar. Os temas fizeram parte da agenda que o secretário do Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues, cumpriu nesta terça-feira (17), em Palmas, Tocantins. Pela manhã, o secretário reuniu-se com o Conselho Estadual do Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) e secretarias de governo do Tocantins para discutir políticas de desenvolvimento territoriais no estado.
Durante o evento, promovido pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), também foram definidas diretrizes para o pacto federativo a ser construído entre o MDA e o governo do estado. De acordo com Jerônimo, o pacto visa facilitar a implementação das políticas públicas do MDA para a agricultura familiar em Tocantins. “É um contrato de parceria. Um acordo a partir do qual serão definidos os papeis dos governos federal e estadual no fortalecimento da assistência técnica e extensão rural (Ater) para promover o desenvolvimento nos territórios do estado”, explica Jerônimo Rodrigues.
No Tocantins existem, atualmente, três Territórios da Cidadania e dois Territórios Rurais apoiados pela Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT). Durante a reunião, foi discutida a territorialização do restante do estado, com o reconhecimento do MDA e do governo do estado.
Na oportunidade, o secretário participou também da oficina de elaboração do Plano Safra Territorial, juntamente com a Rede Estadual de Colegiados Territoriais, governo do estado, órgão estadual de Ater, agentes financeiros e movimentos sociais. No período da tarde, ele reuniu-se com a Rede Estadual de Colegiados para avaliar as políticas territoriais no estado e discutir a implementação de outras políticas públicas para a promoção do desenvolvimento territorial. Segundo Jerônimo Rodrigues, as visitas e os eventos em Palmas visam fortalecer a parceria entre o MDA e governo do estado, colegiados territoriais e entidades da sociedade civil por meio da Delegacia Federal e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). “O objetivo é desenvolver a agricultura familiar no Tocantins assegurando inclusão produtiva e assistência técnica. Por isso é importante essa cooperação mútua, que visa superar a pobreza rural e fortalecer a importância econômica das comunidades rurais”, concluiu.




