Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, dezembro 6, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sem recadastramento biométrico, 23 mil pessoas estão com títulos cancelados

Noticias Relacionadas

Mais de 23 mil eleitores não fizeram o recadastramento biométrico e terão os títulos cancelados. Porém, a decisão ainda não é consolidada e essas pessoas têm até o dia 9 de maio para comparecer no cartório eleitoral de sua zona para solicitar a regularização. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que se a solicitação não for realizada o eleitor poderá ficar sem o título. Assim, além de não votar, poderá ter problemas legais no momento de tomar posse em algum cargo, abrir conta bancária, tentar fazer documentos entre outras ações.

O recadastramento se encerrou no dia 23 de março e foi realizado em dez municípios: Abreulândia, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Gurupi, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Pugmil.

Em Gurupi, o maior colégio eleitoral do recadastramento e o terceiro do Estado, foram 13.056 eleitores ausentes e 38.129 cadastrados. Em Paraíso, 6.421 eleitores não compareceram e 22.614 já estão aptos para votar. Em Aliança do Tocantins, mais de 962 terão os títulos cancelados; já Abreulândia serão 382; Cariri do Tocantins, 340; Divinópolis do Tocantins, 700; Marianópolis do Tocantins, 576; Pugmil, 366; e Monte Santo do Tocantins, 133.

Os dez municípios possuem 108 mil eleitores, porém este número deverá mudar por causa das transferências de títulos. Conforme a assessoria de comunicação do TRE, a meta para as 2ª e 7ª zonas eleitorais era atingir 80% do eleitorado, mas o resultado foi de 78,8%, 76.532 recadastrados.

Biometria

Nestas dez cidades a votação será biométrica, com o eleitor sendo identificado através de sua digital. Além destes municípios, as cidades de Pedro Afonso, Santa Maria do Tocantins, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono, Tupirama, Alvorada, Figueirópolis e Talismã também terão esse sistema de votação.

Regularização

O eleitor, que não fez o recadastramento biométrico, ao comparecer no cartório eleitoral precisa apresentar os seguintes documentos: título de eleitor, carteira de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço que apresente o vínculo de pelo menos três meses com o município. Para os moradores de Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins e Crixás do Tocantins, o cartório eleitoral fica em Gurupi. Àqueles que residem em Abreulândia, Divinópolis do Tocantins, Marianópolis do Tocantins, Monte Santo do Tocantins e Pugmil devem procurar o cartório de Paraíso do Tocantins. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias