Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
segunda-feira, janeiro 19, 2026
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Estudantes fazem manifestação e cobram nova postura da direção do IFTO

Noticias Relacionadas

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), promoveram na quinta-feira, 29, e sexta-feira, 30, uma manifestação pacífica na entrada da instituição, para segundo eles, mostrar indignação da comunidade estudantil com relação a diversas atitudes consideradas antidemocráticas por parte da direção do IFTO.

Segundo os estudantes o Conselho Disciplinar do IFTO tem abusado do poder e cometido injustiças contra alunos, sem antes apurar os fatos reais que incriminam acadêmicos da instituição. Os alunos dizem, que os posicionamentos do Conselho Disciplinar tem provocado constrangimento, humilhação, desrespeito e revolta nos educandos.

O último episodio que causou desconforto entre os estudantes foi a suspensão do aluno Maione Santana da Silva, que segundo os alunos, fez uma brincadeira, comparando uma aluna novata com uma ex-acadêmica pela semelhança física entre as duas. A brincadeira acabou custando o direito de receber refeições e a expulsão do alojamento. “O Maione é um aluno que precisa do alojamento, pois é de família carente e não tem condições de se manter na cidade, sua família é de Esperantina, um tipo de punição é até compreensível, mas prejudicar a vida de um estudante ultrapassa os limites. Eles como direção tem o dever de orientar, ensinar, educar, não de prejudicar a vida de ninguém”, disse o presidente do Grêmio Estudatil, Wagner Lima.

Os estudantes Mônica Santana da Silva, Neemias Campertine e Ellen Cristina Paula de Melo são outros exemplos citados pelo presidente do Grêmio Estudantil como punições extremas e desnecessárias impostas pelo Conselho Disciplinar.

O presidente do Grêmio Estudantil, Wagner Lima, apresentou na pauta de reivindicações que sejam revistas as punições aos estudantes, Maione Santana, Mônica Santana, Neemias Camperine e Ellen Cristina; Participação no Conselho Disciplinar e Abertura de acessos à internet no Campus da IFTO em Araguatins.

Membros do Grêmio Estudantil também fizeram graves queixas contra o diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Francisco de Assis Feitoza Amaral, que segundo os estudantes estaria tentando intimidar os manifestantes ameaçando usar força policial. Já contra o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, os acadêmicos disseram que são freqüentes as ameaças por parte do diretor quanto a suspensões e retaliações das mais diversas.

 “Exigimos da direção uma melhor reflexão sobre todos estes pontos e consequentemente uma decisão justa e democrática, a qual, nos está assegurada pelos Direitos Universais e garantidas pela Constituição Brasileira”, disseram os membros do Grêmio Estudantil que enviaram um documento ao diretor geral, Décio Dias dos Reis.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias