Quatro jacarés e 15 capivaras abatidas foram apreendidos pela Polícia Civil em Almerim, noroeste do Pará. No total, cerca de 100 quilos de carne foram apreendidas. Segundo polícia, a carne foi encontrada em uma casa situada na zona rural do município, a cerca de cinco minutos de distância, via terrestre, da sede da cidade.
O dono da casa, Edinaldo Rodrigues de Sousa, e um amigo dele, Manoel Benedito Ferreira, foram detidos. Os dois vão responder com base no artigo 29 da lei 9.605/98 por crime de ‘perseguir, matar, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida’. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano e multa. Os animais abatidos foram levados para a Delegacia da Polícia Civil.
Após o procedimento, os dois foram liberados e o produto apreendido foi distribuído pela Polícia Civil à população carente dos bairros da Matinha e Buritizal, no municipio de Almeirim.
Segundo a delegada, os acusados alegaram que não pretendiam comercializar a carne. ‘Contaram que haviam abatido essa grande quantidade de carne, porque pretendiam consumí-la junto com outras pessoas’, apurou a policial.
A policial civil ressalta que a apreensão da carne teve origem em denúncias da população feitas inicialmente à Secretaria de Meio-Ambiente da Prefeitura de Almeirim e depois repassadas à Delegacia da Polícia Civil. (Portal ORM)




