Uma equipe de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi abordada na BR-163, próximo à Cachoeira da Serra, no município de Novo Progresso, por homens armados que utilizavam coletes à prova de balas e máscaras, na quarta-feira (28).
Há cerca de duas semanas,Ibama, ICMBio e Polícia Ambiental do Pará estão na região para combater o desmatamento ilegal. A emboscada ocorreu quando duas caminhonetes com fiscais e policiais seguiam para a localidade. Na ação, os veículos de fiscalização foram obrigados a parar por causa dos troncos nas estradas. Os fiscais foram abordados e os policiais ambientais do Estado trocaram tiros com os mascarados que fugiram do local pelo mato.
A equipe ficou aguardando o resgate até o final desta manhã. O gerente regional do Ibama, Hugo Américo, informou que os fiscais do Ibama estão em área livre de qualquer perigo e que nenhum deles sofreu algum ferimento. Ele acredita que a emboscada foi conseqüência de uma retalhação à fiscalização do Ibama. O agente apontou como responsável pelo caso um produtor da área que apresentou tentativas de interromper o trabalho do instituto na região de Novo Progresso.
Esta não é a primeira vez, que a fiscalização do Ibama enfrenta problemas na região de Cachoeira da Serra. Em 2007, após uma apreensão de dez caminhões carregados de madeira ilegal os agentes do Ibama foram cercados por uma população revoltada com a ação contra a os crimes ambientais, comuns na região. (No Tapajós, com informações Ibama/ICMBio)




