O deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) em visita ao Projeto Olmos no Peru, afirma que já está agendada a visita do diretor da empresa Odebrecht, Jorge Augusto Regis Gomes, à região do município de Paranã para avaliar a implantação de um projeto de irrigação, experiência semelhante a do Peru. Irajá Abreu, em contato com a empresa que implantou o projeto por meio de uma parceria público e privada – PPP com o governo do Peru, viabilizou a visita técnica ao projeto Olmos. O parlamentar estendeu o convite ao secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Tocantins.
De acordo com Irajá Abreu, na visita técnica foi possível conhecer o projeto das obras do túnel transandino, que vai possibilitar a transposição das águas do rio Huancabamba para o rio Olmos. Uma obra grande complexa, um túnel com uma extensão de 20 quilômetros levando água do lado oriental para o ocidental dos Andes, possibilitando irrigar 111 mil hectares de lavoura no vale do rio Olmos.
“Tenho certeza que essa é uma experiência que servirá como modelo para o projeto de irrigação voltado ao incentivo ao setor produtivo que pretendemos implantar no município de Paranã”, enfatiza Irajá Abreu. (Cláudia Peixoto)




