A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), vão participar do programa Mutirão Brasil sem Miséria em Áreas Quilombolas, no município de Alcântara, nos polos Marudá (Marudá, Pepital, Rio Grande e Peru), nos dias 16 e 17 de março, e no polo Cajueiro (Cajueiro, Manival e Paquatiua), nos dias 19 e 20.
A ação naquele município tem como objetivo inserir os moradores que se encontram em situação de extrema pobreza no processo produtivo, por meio da emissão do DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), verificação das DAP’s já existentes, cadastro das pessoas que já tem DAP e NIS (Número de Inscrição Social), como possível beneficiária do fomento. E também a identificação das pessoas que não têm documento e preenchimento do formulário da busca ativa. Além disso, as equipes dos órgãos parceiros farão entrega de cozinha comunitária à área quilombola Marudá.
A comunidade de Marudá reúne 79 famílias, fica a 18 quilômetros da sede do município, com população de 280 pessoas. Sendo em sua maioria, crianças, adolescentes e pessoas com idade entre 20 a 40 anos. As culturas mais plantadas são: milho, arroz, mandioca, quiabo, maxixe e abóbora. E os animais criados são: galinha caipira, pato, porco e jumento.
Participam do projeto comunitário quilombola, técnicos da Sedagro, Agerp, Instituto Terra, Cadúnico e Bolsa Família, Secretaria de Estado da Igualdade Racial, Secretaria Municipal de Igualdade, Nepe, Conab, Coordenação Estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e Secretaria Municipal de Agricultura.
Também participam, como convidados, Consea estadual, Colônia de Pescadores, Articulador Territorial, Delegacia do MDA, Vice- Governadoria, Semu, Setres, Sagrima, Acadêmicos de Odontologia do Uniceuma, Mapa, Fapema, Secretaria de Estado da Saúde (Visa),Seduc, Sedes, Prefeitura Municipal de Alcântara, Ministério Público, Sebrae, Senar, Aconeruq-MA,CCN, FCP/São Luis e igrejas.




