Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

UTI com 18 pacientes no HGP continua isolada

Noticias Relacionadas

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Geral de Palmas (HGP) continua isolada desde a última sexta-feira, 9, quando foi detectada possibilidade de foco de infecções. Segundo a Pró-Saúde, que administra o hospital, 18 pacientes estão internados nessa ala.

A Pró-Saúde informou ainda que os procedimentos rotineiros de controles hospitalares de infecção estão sendo realizados. Além disso, os pacientes que necessitam de internação em UTI estão sendo transferidos para outras unidades públicas, onde as condições de atendimento, cuidados e os custos são os mesmos da UTI do HGP.

Condições

Nesta segunda-feira, 12, mais um profissional que trabalha no HGP informou sobre o cenário visto e vivenciado na unidade no último fim de semana. Fotos mostram a falta de materiais como papel toalha, coletor de urina e caixas apropriadas para descarte de lixo hospitalar. Muitos pacientes nos corredores. Além disso, há falta de limpeza no chão e recolhimento de lixo. “Frasco de álcool sendo usado como coletor de urina”, descreve uma das fotos do profissional.

Em nota, no último sábado, a assessoria de comunicação da Pró-Saúde negou que havia falta de materiais e que não haveria pacientes nos corredores. Negou também que o serviço de higienização e limpeza não estaria sendo realizado. Ainda segundo a nota, o HGP sofre com a superlotação e que o hospital não deixa de acolher nenhum paciente.

Sesau

O novo secretário Estadual da Saúde (Sesau), Nicolau Carvalho Esteves, que tomou posse na última sexta-feira, disse na ocasião que ontem buscaria uma solução para a UTI do HGP. O JTo tentou durante a tarde de ontem uma entrevista com o novo secretário, mas não obteve sucesso.

Durante sua posse, Esteves ressaltou que em 120 dias apresentará um plano de gestão na tentativa de organizar a saúde no Estado. Ele disse ainda que discutirá com a Pró-Saúde, empresa que administra 17 dos 19 hospitais no Estado, inclusive o HGP, os serviços que têm prestado e saber qual é o papel da organização social na saúde e em que realmente ela contribui. (Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias