As forças de segurança pública que atuam nos 11 municípios localizados na área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, ganharam um reforço nesta terça-feira (06), com a entrega de 44 novos veículos equipados com rastreadores (37 pick-ups, seis caminhonetes e um automóvel), 36 motocicletas e um helicóptero multimissão, destinados às atividades das unidades locais dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará.
Os veículos e obras que foram entregues representam a primeira parte dos investimentos viabilizados a partir da assinatura de um Termo de Cooperação Técnico-Financeira, em 2011, entre o governo do Estado e a Norte Energia S/A (Nesa). Os recursos previstos no acordo chegam a cerca de R$ 170 milhões, que serão aplicados em quatro anos na compra de equipamentos, e execução de obras e serviços na região da hidrelétrica. No mesmo período, o Estado também repassará aproximadamente R$ 800 milhões para despesas de custeio.
A cerimônia contou com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, representando o governador Simão Jatene; da prefeita do município de Altamira, Odileida Maria Sampaio; do diretor de Relações Institucionais da Norte Energia S/A, João Pimentel; do secretário Extraordinário de Estado para Assuntos de Energia, Nicias Ribeiro; do comandante geral da PM, coronel Daniel Borges Mendes; do delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hegésipo Donato; do deputado federal Wandenkolk Gonçalves (PSDB) e de outras autoridades estaduais e municipais.
Desde a liberação da licença ambiental para a construção de Belo Monte, o governo do Estado desenvolve um Plano Regional de Segurança Pública, especialmente voltado para o fortalecimento da segurança pública na região do Xingu.
Infraestrutura
Além dos veículos, foram entregues à Polícia Militar as obras de reforma do alojamento do 16º Batalhão da PM, sediado em Altamira. O novo prédio já está atendendo ao efetivo de 80 policiais militares do Comando de Missões Especiais (CME), que permanece nas operações de reforço do policiamento ostensivo e preventivo na região, até a realização do novo concurso público para praças e oficiais da corporação.
De acordo com o titular da Segup, Luiz Fernandes Rocha, “o Estado também já está operacionalizando a instalação de um Núcleo do Grupamento Aéreo Fluvial, em Altamira”. Outras ações, segundo ele, serão desenvolvidas em médio prazo, como a construção de diversos órgãos da área de Segurança e Defesa. “É o caso do Centro de Perícias Científicas, Centro Integrado de Operações (Ciop-190), Centro Integrado de Defesa do Meio Ambiente, Núcleo de Inteligência e Análise Criminal, Unidade Integrada Pro Paz, Centro de Internação para Adolescentes, Núcleo Integrado de Atendimento ao Adolescente e a reforma de toda a área da Seccional da Polícia Civil”, ressaltou o secretário.
“Desde o início do governo, estamos trabalhando com base em medidas estruturantes e prioridades. Nossas ações são desenvolvidas com foco na prevenção social da violência e da criminalidade, no combate intensivo ao tráfico de drogas e na redução da impunidade. E dessa forma estamos conseguindo alcançar números muito positivos na queda do registro de crimes, como homicídio e latrocínio, em todo o Estado. E nessa região as ações de combate ao crime não serão diferentes”, afirmou Luiz Fernandes Rocha.
Ele acrescentou ainda que, desde o anúncio da construção da hidrelétrica, “temos observado o fenômeno do crescimento exagerado da população, na cidade e no canteiro de obras. É nesse contexto que ganha destaque o Plano Regional de Segurança Pública e Defesa Social, para minimizar a incidência da criminalidade e atender à demanda suplementar de segurança criada pela construção da usina”.
Além de Altamira, o plano elaborado pela Segup visa atender aos municípios de Anapu, Brasil novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.




