Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Siqueira nomeia executivos em duas secretarias estaduais

Noticias Relacionadas

O governador Siqueira Campos (PSDB) deu prosseguimento, nesta terça-feira, 6, à reforma administrativa. Na Secretaria de Indústria e Comércio e na Secretaria da Habitação os escolhidos foram dois executivos ligados aos setores empresarias e bancários. Na Indústria e Comércio, o novo titular é Paulo Henrique Ferreira Massuia, 47 anos, que até ontem era o superintendente do Sebrae Tocantins. Na Habitação, o secretário será Raimundo Nonato Frota Filho, 51 anos, que está se desligando do cargo de superintendente da Caixa Econômica Federal. Desde novembro do ano passado, Gláucio Barbosa Silva, marido da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Jacqueline Adorno, era o secretário de Habitação interino.

Antes da nomeação dos dois executivos, Siqueira confirmou, pela manhã, a saída de Ronaldo Dimas da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano. Filiado ao PR, Dimas é pré-candidato a prefeito de Araguaína. Por enquanto, no seu lugar, fica, interinamente, o secretário-executivo da pasta, José Guimarães, que está no governo desde o início desta gestão.Durante o evento político-administrativo de ontem pela manhã, Siqueira negou rompimento com o PR e ainda sinalizou apoio a Dimas. Presente na atividade, o prefeito de Araguaína, Valuar Barros (DEM), disse que pretende apoiar o candidato do governo.

Siqueira ainda confirmou que Eduardo Siqueira Campos, atual secretário de Planejamento e Modernização da Gestão, vai para a nova Secretaria de Relações Institucionais. “Eduardo vai participar do governo enquanto eu for governador. Não tem nenhum problema e se ele quiser”, explicou, ao dizer que isso se dá porque ele é competente e não por ser seu filho. Secretária-executiva do Planejamento, Vanda Paiva deve ser a nova titular da pasta.

Presenças

A nomeação de Massuia, funcionário de carreira do Banco do Brasil (BB), ocorreu durante encontro de Siqueira com o diretor de Governo do Banco do BB, Paulo Ricci. Ao mesmo tempo em que elogiou o banco e Massuia, Siqueira também fez reclamações e, por reiterada vezes, pediu para que a instituição não cobre mais as taxas administrativas (de pouco mais de R$ 2) das famílias beneficiadas pelo programa Pioneiros Mirins. Ricci se comprometeu a reavaliar a cobrança.

Presente no ato, Massuia concedeu rápida entrevista coletiva após a nomeação. Ele disse que pretende criar mecanismo para que os gastos dos governos, tanto estadual, quanto federal no Tocantins, privilegiam empresas do Estado. Segundo Massuia, os empresários e o próprio governo ainda desconhecem a lei de licitações. O novo secretário minimizou o fato de, em 2010, governistas terem trabalhado para que ele não se reelegesse superintendente do Sebrae. Para Massuia, a sua nomeação já é uma prova concreta de que não há qualquer aresta.

Por telefone, Frota, que está em Brasília trabalhando para obter a sua cessão para o governo do Estado, disse que o convite do governador o deixou muito honrado. “É uma ótima janela para que se possam construir mais casas”, destacou o executivo, ao afirmar que o compromisso do governador Siqueira Campos em fazer um grande governo o convenceu a deixar a Superintendência da Caixa e ir para o governo.

Em breve discurso, Eduardo Siqueira Campos elogiou o perfil técnico dos dois secretários escolhidos, destacando que nem a oposição teria qualquer objeção às escolhas. O governador foi na mesma linha: “Os dois são parecidos em muitas coisas. Essas escolhas fazem brotar em nós o sentimento de orgulho.” Sem dar detalhes, Siqueira adiantou que haverá mudanças na Saúde, pasta que desde o dia 1º está interinamente com José Gastão Neder.

Outros

A permanência de Guimarães à frente da Habitação deve ser breve. Conforme apurou o Jornal do Tocantins, ainda nesta semana o deputado estadual Sandoval Cardoso (PSD) será nomeado no cargo. Com isso, ele vai abrir espaço para que Jorge Frederico (PSD) assuma uma vaga na Assembleia Legislativa.

Outra mudança que deve ocorrer é na Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos. Djalma Leandro deve ser demitido e para o seu lugar iria o promotor Nilomar dos Santos Farias. O governo, inclusive, já prepara os ofícios requisitando Nilomar Farias ao Ministério Público Estadual (MPE).

Mudanças

Habitação – sai Gláucio Barbosa e assume Raimundo Frota (falta publicação, mas já foi anunciada)

Indústria e Comércio – sai Ernani Soares Siqueira e assume Paulo Massuia (já publicado)

Planejamento e Modernização da Gestão – sai Eduardo Siqueira Campos e assume Vanda Paiva (apenas a saída de Eduardo foi confirmada pelo governo)

Cidades e Desenvolvimento Urbano – sai Ronaldo Dimas e deve assumir Sandoval Cardoso (apenas saída de Dimas foi publicada. Por enquanto, José Guimarães é o secretário interino)

Relações Institucionais – pasta recém-criada e assume Eduardo Siqueira Campos (já anunciado, mas falta publicação)

Cidadania e Direitos Humanos – sai Djalma Leandro e assume Nilomar Farias (ainda não anunciado pelo governo)

Saúde – novo secretário titular deve ser nomeado nos próximos dias.

(Jornal do Tocantins)

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias