A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, visitou a sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), em Brasília, onde foi recebida pelo presidente interino, Thyrso Villela. No encontro, foi discutida a participação do Maranhão no programa espacial brasileiro.
Acompanharam Olga Simão, o secretário de Estado de Representação Institucional em Brasília, Marco Toccolini, e o secretário adjunto da Sectec, Osvaldo Saavedra. Também participaram da reunião, o diretor de Transporte Espacial da AEB, coronel Nilo Andrade, e os técnicos Carlos Eduardo Quintanilha e Alessandra Brandão.
Após a apresentação de Thyrso Villela sobre a política de reformulação do programa espacial brasileiro, foi estabelecida uma agenda entre essa AEB e a Sectec, com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que envolve inicialmente o treinamento de professores de rede estadual para repassem noções básicas da ciência aeroespacial.
A secretária Olga Simão declarou que a Sectec assumirá a articulação dessa ação, com o objetivo de promover o envolvimento de estudantes e das universidades do Maranhão em pesquisa e desenvolvimento da ciência aeroespacial, com foco no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Como primeiro passo, a Sectec lançará um edital, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para monitores que auxiliem a divulgação da ciência aeroespacial. Ações que serão realizadas por intermédio de oficinas de foguetes artesanais e seminário AEB/universidades para identificação de potencialidades.




