Depois de quase três anos parada, a Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) retomou suas atividades no Tocantins. A aula inaugural do curso CEPE-2012 (Curso de Especialização em Política e Estratégia) aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 05, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas.
Os trabalhos foram conduzidos pela delegada da Adesg-TO, Valquíria Moreira Rezende. Na ocasião, o governador Siqueira Campos foi representado pelo comandante geral, coronel Marielton Francisco dos Santos, e a Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Marcelo Lelis(PV). Além dessas autoridades, estiveram presentes o Corpo de Bombeiros, Casa Militar, Exército, Marinha, Aeronautica, Ministério Público, secretários estaduais, prefeitos, procuradores, juízes de direito, promotores e muitas outras autoridades civis e militares.
A Adesg tem como objetivo difundir o método de planejamento e fundamento doutrinário da Escola Superior de Guerra – ESG, cooperando na formação de destacados membros da sociedade. Criada há mais de 60 anos, a Adesg possui delegacias e representações em todo o território nacional.
Segundo a delegada Valquíria, o Tocantins “é o único estado brasileiro que possui uma sede própria até o momento e, desde que iniciou em Palmas, já formou 459 adesguianos nos diversos segmentos da sociedade”, afirmou.
Esta turma de 2012 é composta por 75 estagiários. Deste total, quatro vagas foram oferecidas para oficiais da Polícia Militar. As aulas teóricas acontecerão duas vezes por semana, a partir das 19h30, no auditório do QCG. O curso será aplicado em seis fases e está com o término previsto para o mês de dezembro deste ano.
O coronel Marielton, após justificar a ausência do Governador em razão de outros compromissos já agendados anteriormente e informar que o mesmo se colocou à disposição da Adesg para o que for necessário, disse se sentir honrado em poder colaborar com o espaço no QCG para a realização de um curso tão importante e que só engrandece a sociedade tocantinense.
O comandante também destacou três palavras para ele muito importantes: “Solidariedade – sem esta não se consegue realizar nada, principalmente nós da Polícia Militar necessitamos muito da solidariedade de todos; Estudo – é através deste que são realizados trabalhos significativos para o nosso Estado; e Congraçamento – dos 459 adesguianos do Tocantins, grande parte é policial militar e é graças aos conhecimentos adquiridos no CEPE que nós temos hoje um Planejamento Estratégico da Polícia Militar realizado por nossos adesguianos e isto é muito gratificante”, destacou.
O que é
A Adesg é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 7 de dezembro de 1951 e tem por objetivo preservar e projetar os valores morais da nacionalidade; incentivar a amizade e a solidariedade entre os membros; difundir conceito doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a segurança e o desenvolvimento da nação.
Realizações
Curso de especialização em política e estratégia – CEPE – Pós graduação Lato-sensu em convênio com a Universidade Federal do Tocantins – UFT, onde são debatidos temas de interesse regional, nacional e internacional, ensejando aos seus participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos que possam contribuir na solução dos problemas da sociedade. (ASCOM/PM)




