O secretário estadual de Indústria e Comércio, Ernani Soares de Siqueira, 61 anos, disse que vai deixar o governo. Ernani afirmou que ele mesmo pediu ao governador Siqueira Campos (PSDB) para ser exonerado do cargo que ocupa desde o início da atual gestão. Essa será a sexta troca de auxiliares no primeiro escalão desta quarta gestão do governador Siqueira Campos (PSDB), que se iniciou em janeiro de 2011.
Conforme Ernani, ele deixa o governo para se concentrar, neste ano de eleições municipais, no comando do Diretório Estadual do PSDB, o qual é o presidente.
Conforme o tucano, não estava sendo possível tocar as ações do partido e da secretaria ao mesmo tempo. Questionado, garantiu ao Jornal do Tocantins que não há qualquer ressentimento com o governador. “De maneira nenhuma. O governador é um grande amigo. Estamos nessa luta desde 2006 e vamos continuar juntos”, destacou o presidente tucano, ao dizer que o dia exato de sua substituição ficará a cargo de Siqueira.
Em relação a quem será o seu substituto e qual será a data exata da sua saída, Ernani afirmou que essa questão quem vai definir é o governador.”O cargo de secretário é de competência do governador”, afirmou, ao assegurar que não fez qualquer indicação para o cargo.
A Secom informou que só poderá dar mais detalhes sobre o assunto após o governador retornar de Brasília. No sábado, o próprio governador contou a empresários, em Araguaína, que Ernani estava de saída da pasta.
Substituições
Até agora, outros cinco titulares de secretarias ou órgãos equivalentes já saíram do cargo no governo Siqueira. Oficialmente, nem um deles foi demitido, ou seja, todos tiveram a exoneração publicada no Diário Oficial do Estado com a expressão “a pedido”.
Na Segurança Pública, por exemplo, João Costa Ribeiro Filho deixou o governo no meio do ano passado, após muita polêmica. Ele foi substituído por João Coelho. Na saúde, no início deste ano, Arnaldo Nunes saiu e Raimundo Boi entrou em seu lugar.
Outros secretários que deixaram o governo foram Igor Avelino (Habitação) e Lívio de Carvalho (Relações Institucionais). Além deles, o Heraclides Pereira Filho saiu do comando dos Bombeiros, cargo que também é do primeiro escalão.
Substituição
A data exata da saída de Ernani ainda não foi anunciada pelo Palácio Araguaia. A substituição só deve ser concretizada após o retorno do governador da viagem que ele realiza a Brasília. (Jornal do Tocantins)




