Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estado dá início à nova série de consultas públicas do PDRIS

Noticias Relacionadas

A participação da população na definição das prioridades quanto às melhorias das estradas vicinais estará em pauta, mais uma vez, na nova série de consultas públicas do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável (PDRIS), executado em parceria entre as secretarias estaduais da Infraestrutura e a de Planejamento e Modernização da Gestão Pública. A nova rodada de consultas irá acontecer em 14 municípios da região Centro-Oeste do Estado, com início em março.

Nesta nova etapa a Secretaria da Infraestrutura dará continuidade às consultas públicas na região Centro-Oeste, onde já foram atendidos 6 municípios. Nesta rodada serão percorridos: Abreulândia, Dois Irmãos do Tocantins, Miracema, Miranorte, Lajeado, Tocantínia, Pugmil, Barrolândia, Paraíso do Tocantins, Pium, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Nova Rosalândia e Oliveira de Fátima, totalizando os 14 municípios.

As consultas serão previamente divulgadas, informando à comunidade a data, hora e local para a participação. Essa ferramenta de debate convida a população a interagir na escolha, de forma democrática, e tem como objetivo definir as obras prioritárias desses municípios a serem executadas com recursos do PDRIS. Após serem escolhidos, os trechos irão passar por estudos de viabilidade técnica financeira que apontarão a sua forma de compor o programa. Os benefícios que poderão ser concedidos aos trechos contemplados são pontes até 30 metros, bueiros, galerias, gabiões e outras pequenas obras típicas de estradas vicinais.

Antes do PDRIS a Secretaria da Infraestrutura executou o PDRS – Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável, obtendo excelentes resultados junto aos municípios, originando, assim, a parceria com o Banco Mundial para o PDRIS.

A Secretaria da Infraestrutura está executando um dos três subcomponentes do PDRIS, gradativamente, em 72 municípios que não foram contemplados pelo PDRS, dando cobertura e melhoramento a todo o acesso para populações nas estradas vicinais. O investimento neste novo programa será de US$ 73 milhões.

Consultas

As consultas públicas serão realizadas para priorizar a contribuição da comunidade na escolha das melhorias em seu município. Com essa iniciativa, o Governo do Tocantins democratiza o investimento em infraestrutura nas estradas vicinais, que são essenciais para cada região, e o PDRIS se firma como um programa que proporciona a participação e cidadania das comunidades envolvidas, dando oportunidade para o debate cidadão.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias