Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Detran intensificará fiscalização a motoristas alcoolizados durante o Carnaval

Noticias Relacionadas

A combinação perigosa de álcool e direção será fortemente combatida pela fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran) durante o Carnaval. Os bafômetros – aparelhos utilizados para medir a dosagem de álcool no sangue – serão distribuídos em todas as barreiras montadas ao longo das rodovias estaduais e federais. O Detran conta com 120 equipamentos para esse tipo de abordagem aos condutores.

 “As três principais causas de morte nas estradas no período do Carnaval são excesso de velocidade, álcool e ultrapassagem proibida. A ação estratégica de fiscalização feita pelo governo será intensa e muito mais rigorosa no combate a esses fatores, que nos últimos anos causaram muitos acidentes”, explicou nesta quinta-feira (16) Carlos Valente, coordenador de Planejamento do Detran.

A seguir, Carlos Valente responde a algumas perguntas relacionadas à “Lei Seca”.

1 – O que diz a lei que restringe o consumo de bebidas alcoólicas por motoristas?

CV: A Lei n°11.705/2008 diz que a tolerância é zero aos motoristas que forem flagrados com teor de álcool no sangue. A infração cometida é de natureza gravíssima.

2 – O condutor pode se recusar a fazer o teste do bafômetro?

CV: O motorista pode se recusar a fazer o teste, já que, no Brasil, ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si. Nesse caso, porém, será feito um auto de infração, a habilitação do condutor será recolhida e será instaurado um processo administrativo. O veículo será retido e só poderá ser retirado por outro condutor que esteja sóbrio. O motorista pagará uma multa, no valor de R$ 998,00, e terá suspenso o direito de dirigir por um ano.

3 – Após beber, quanto tempo é preciso esperar para poder dirigir?

CV: O tempo de permanência do álcool no organismo varia de uma pessoa para outra. De maneira geral, um copo de cerveja ou um cálice de vinho demora cerca de seis horas para ser eliminado pelo organismo – já uma dose de uísque leva mais tempo. Por isso, independentemente do volume ou tipo de bebida ingerido, é mais prudente que o motorista que queira beber não dirija. A alternativa é pegar um táxi, o transporte coletivo ou entregar a direção a quem não bebeu.

4 – Quais são as consequências mais comuns após a ingestão de bebida alcoólica?

CV: A maioria das pessoas alcoolizadas “acredita” que está bem, com reflexos e tempo de reação normal para dirigir. Porém, não é assim que funciona. Para dirigir, a pessoa precisa ter atenção, raciocínio e boa capacidade motora. O álcool compromete, e muito, a visualização, a capacidade sensorial e o tempo de reação, isso porque, já nos primeiros goles, o álcool atua como estimulante e pode deixar as pessoas, temporariamente, com uma sensação de excitação. No entanto, as inibições e a capacidade de julgamento são rapidamente afetadas, aumentando a probabilidade de tomarem decisões equivocadas. O tempo de reação e os reflexos sofrem alterações, comprometendo ainda mais as habilidades necessárias para o ato de dirigir. Em altas doses, a bebida alcoólica pode também causar sonolência ou até mesmo ocasionar a perda da consciência ao volante.

5 – Qual a orientação para os condutores que pretendem brincar o Carnaval?

CV: A primeira recomendação é, se for beber, não dirigir em momento algum, e se for dirigir não beber. Não importa o tempo que a bebida alcoólica foi ingerida. O ideal é ficar longe da direção durante os dias de folia. A Operação Carnaval montada pelo governo do Estado, Polícia Rodoviária Federal, órgãos municipais de trânsito e Corpo de Bombeiros será intensa e rigorosa, mas não basta só isso. O fundamental é que a pessoa que vá conduzir o veículo tenha consciência e respeito pela sua própria vida e pela vida de seus amigos e familiares. O Estado fará o seu papel, e o cidadão precisa fazer o seu.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias