A ex-prefeita de Palmas e presidente do PSDB no Tocantins, Cinthia Ribeiro, usou o Dia do Servidor Público, comemorado nesta terça-feira (28), para criticar a forma como a atual administração municipal tem tratado os servidores. Em nota, ela afirmou que o funcionalismo “vive um momento de retrocesso” e que “pagar o direito dos servidores não é favor, é obrigação do gestor público”.
Cinthia lamentou que os servidores, segundo ela, enfrentem hoje dificuldades para ter seus direitos respeitados. “Infelizmente, o servidor público de Palmas hoje não tem o que comemorar, como teve na minha gestão. Vejo com tristeza as dificuldades que enfrentam para fazer cumprir seus direitos”, declarou. A ex-prefeita também criticou a prioridade da atual administração em destinar recursos a fornecedores, enquanto os salários do funcionalismo deixaram de ser pagos de forma antecipada, prática que havia se tornado tradição em sua gestão.
Em tom de comparação, Cinthia relembrou políticas adotadas durante seu governo que, segundo ela, garantiam valorização e respeito ao servidor, como o pagamento de progressões atrasadas, criação de auxílios-alimentação e saúde, concursos públicos e reajustes salariais. “Os servidores eram prioridade. Todo dia 20, quando chegava o repasse do FPM, a prefeitura antecipava o pagamento. Hoje, a prioridade é outra”, afirmou.
Encerrando a mensagem, Cinthia ressaltou que todas as conquistas obtidas em sua gestão foram fruto do comprometimento do funcionalismo municipal. “Tudo o que conquistamos foi resultado de respeito, diálogo e reconhecimento. O servidor é quem faz Palmas funcionar, e precisa voltar a ser tratado com dignidade”, concluiu.




