O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança em uma das obras mais aguardadas do Norte do país: os acessos à ponte sobre o Rio Araguaia, que ligará os estados do Tocantins e do Pará. O projeto, símbolo da integração regional e do fortalecimento logístico da Amazônia, entra em nova fase de execução com investimentos que somam R$ 28 milhões, por meio do Novo PAC.
Após a conclusão da estrutura principal, a obra segue agora com os aterros de encabeçamento e a ligação da ponte ao leito da rodovia. Essa etapa representa um marco essencial para garantir a trafegabilidade e a conclusão definitiva do empreendimento. Segundo o DNIT, já foram executados mais da metade dos serviços de terraplenagem e colchão drenante, além de parte significativa das obras de gabião e drenagem.

Os acessos somam 2.010 metros de extensão — 310 metros no lado paraense e 1.700 metros no tocantinense — e estão sendo preparados para receber pavimentação e sinalização até o fim de 2025. A autarquia também prevê obras complementares, como ruas marginais e um contorno viário que facilitará o tráfego urbano e aumentará a segurança nas áreas próximas à ponte.
Para o superintendente regional do DNIT no Tocantins, Luiz Antônio Garcia, o projeto simboliza mais que uma obra de engenharia: é uma conquista estratégica para o desenvolvimento regional. A ponte deve consolidar um dos principais corredores logísticos da BR-153, reduzindo custos de transporte, otimizando o escoamento da produção agrícola e aproximando ainda mais as economias do Tocantins e do Pará — com reflexos positivos em toda a região Norte.




