Uma mulher morreu no último domingo, 15, com suspeita de dengue hemorrágica, em Palmas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conceição Ribeiro Milagre, 68 anos, foi transferida do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins para o Hospital Geral de Palmas (HGP). A Sesau informou que a paciente estava em estado grave, com pré-choque e glicemia baixa, com suspeita de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD).
Conceição, que era empresária, foi enterrada ontem, em Paraíso do Tocantins.
Segundo a Sesau, Conceição deu entrada no HGP no domingo às 12h03. Ela foi atendida e realizados os procedimentos de emergência. Também foi solicitada a avaliação de um infectologista, mas a paciente não resistiu e morreu antes da avaliação. O corpo de Conceição foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) onde foi realizada coleta de material para análise. O resultado deve sair em 30 dias. A Sesau explicou que para classificar um paciente no quadro clínico de febre hemorrágica da dengue, o paciente precisa apresentar os seguintes critérios: plaquetopenia (plaquetas abaixo de 100.000); extravasamento plasmático (perda de plasma); tendências hemorrágicas, como sangramentos; febre acima de 39º; e um exame um laboratorial específico, que confirme a presença do vírus da dengue.
Números
Segundo dados da Diretoria de Doenças Vetoriais Reemergentes e Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau-TO), no Tocantins, o número de casos suspeitos de dengue notificados em 2011 foi de 21.912 contra 17.197 em 2010, um aumento de 27%. Em 2011, quatro pessoas morreram vítimas da dengue no Estado. No período de Natal e Ano Novo, foram notificados 114 casos suspeitos da doença em oito municípios do Estado. (Jornal do Tocantins)




