Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, dezembro 5, 2025
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ITAGUATINS: Profissionais de saúde recebem capacitação para aplicação da tafenoquina contra a malária

Noticias Relacionadas

Com o objetivo de fortalecer as estratégias para eliminação da malária no Brasil e prevenir a reintrodução e o restabelecimento da transmissão da doença no Tocantins, o município de Itaguatins esteve presente no Treinamento sobre testagem da enzima G6PD e aplicação do novo algoritmo de tratamento da malária, realizado nos dias 17 e 18 de setembro, em Palmas.

Representando Itaguatins, participou a enfermeira Laide, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), que se juntou a outros profissionais de saúde dos municípios considerados prioritários e do Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI-TO).

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), da Diretoria de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses (DVDVZ), e da área técnica de malária do Tocantins, em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a enfermeira Laide, a capacitação teve como foco principal a realização do teste de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD) — fundamental para a introdução do tratamento com tafenoquina, uma nova alternativa terapêutica contra a malária. O treinamento também abordou a aplicação do novo algoritmo de tratamento, que será adotado nos serviços de saúde dos municípios prioritários.

A ação integra o Plano de Ação Anual “Tocantins sem Malária”, que tem como meta atingir zero casos autóctones da doença até 2035.

“O treinamento para a implementação do tratamento com a tafenoquina e do teste de G6PD é muito importante no processo de consolidação da eliminação da malária no Tocantins. É um privilégio estarmos recebendo a equipe do Ministério da Saúde para capacitar nossos profissionais e fortalecer a rede de atenção à saúde”, destacou a diretora de Vigilância das Doenças Vetoriais e Zoonoses, Mary Ruth Batista Glória Maia.

- Advertisement -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Advertisement -

Ultimas noticias